União Desportiva e Cultural do Forte: Welcome

basketheader.gif.gif
image_name2
Esta é a página oficial da Secção de Basquetebol da União Desportiva e Cultural do Forte.

As nossas equipas de SUB8 Mistos, SUB10 Mistos, SUB12 Masculinos, SUB12 Femininos, SUB13 Femininos, SUB13 Masculinos, SUB14 Femininos, Sub14 Masculinos, SUB16 Femininos, Sub19 Femininos, Sub18 Masculinos e Seniores Femininos participam nas competições federadas da Associação de Basquetebol de Lisboa e da Federação Portuguesa de Basquetebol.

Esperamos ser visitados pelas nossas atletas, seus familiares e amigos, para além de todos aqueles que se queiram manter informados sobre as nossas actividades.

Assinem o nosso "Livro de Visitas" deixando a vossa opinião, ou enviem-nos um E-mail com os vossos comentários e sugestões.


image_name3

minibasket-kids.gif
Wednesday, June 12
ESCALÕES ETÁRIOS PARA A ÉPOCA 2018-2019

 ÉPOCA DESPORTIVA 2018/2019

Manter em funcionamento todos os escalões etários femininos (das Sub12 às Seniores), uma equipa masculina de Sub13, para além dos Sub10 e Sub8 que são mistos é novamente o grande desafio de mais uma época desportiva.

Manteremos também no nosso seio uma equipa masculina de Sub18, onde estão integrados alguns jogadores que começaram a sua prática no nosso Minibasket, e que entretanto foram fazendo a sua formação noutros clubes. 

Cumpridas que estão as BODAS DE PRATA de participação ininterrupta em provas federadas, da Associação de Basquetebol de Lisboa e da Federação Portuguesa de Basquetebol, avançamos para um novo ciclo e contamos com o empenho e colaboração de todos quantos são os principais interessados em que as nossas actividades tenham a maior qualidade possível: Direcção, Treinadores, Atletas e respectivos Encarregados de Educação, tentando captar novos atletas e também SPONSORS para melhorar as condições de treino das nossas equipas e concretizar algumas surpresas.  

Continuamos com limitações no que ao número de treinadores e staff de apoio diz respeito, esperando uma maior adesão de ex-atletas e Encarregados de Educação para suprir estas necessidades.

Dentro das nossas limitações continuaremos a desenvolver um trabalho que é meritório, não só pelos resultados que procuramos melhorar todos os anos, mas pelas contínuas dificuldades que ultrapassamos, que valorizam os habituais convites que são feitos a atletas para "mudar de ares", o que é prova de alguma qualidade...

AFINAL DE CONTAS, TAL COMO EM ALGUNS CASAMENTOS, O QUE CUSTA SÃO OS PRIMEIROS 25 ANOS!!! 

ESCALÕES FEDERADOS E HORÁRIOS DOS TREINOS (a divulgar oportunamente)

Seniores Femininos: nascidas até 1999

Sub19 Femininos: nascidas entre 2000 e 2002

Sub16 Femininos: nascidas em 2003 e 2004

Sub14 e Sub13 Femininos: nascidas em 2005 e 2006

Sub12 Femininos: nascidas em 2007 e 2008

Sub 18 Masculinos: nascidos em 2001 e 2002

Sub12 Masculinos: nascidos em 2007 e 2008

Sub10 e Sub8 Mistos: Raparigas e rapazes nascidos entre 2009 e 2012

TODOS OS TREINOS SE REALIZARÃO MAIORITARIAMENTE NO PAVILHÃO MUNICIPAL DO FORTE DA CASA, COM ALGUMAS EXCEPÇÕES COMUNICADAS OPORTUNAMENTE

À semelhança de anos anteriores procuraremos que os grupos estejam divididos por valor, mais do que por escalão etário, pois essa é a forma de proporcionar uma maior evolução a todos os atletas, estando também previsto que os melhores atletas de cada escalão possam jogar em simultâneo na equipa do escalão superior.

Continuamos à procura de novas/novos atletas, algo necessário para garantir que as nossas equipas funcionam sem problemas e se tornam progressivamente mais fortes:

- raparigas nascidas entre 2003 e 2012; 

- rapazes nascidos entre 2007 e 2012.



Tuesday, February 5
Seniores e Sub19 Femininos (nascidas até 2001)

SENIORES FEMININOS

Uma época aos solavancos é a melhor definição para a nossa prestação em 2017/2018...

Começar a vencer, passar 2 rondas da Taça de Portugal e perder no último segundo com a melhor equipa da Zona Sul, que acabou por conseguir o regresso à 1ª Divisão Nacional, deveria ter sido o mote para uma época muito interessante do ponto de vista desportivo. Algo falhou no entanto relativamente ao compromisso assumido pelas atletas mais velhas, o que acabou por permitir o desenvolvimento das Sub19 que passaram o ano a jogar nos 2 escalões mas ao mesmo tempo enfraqueceu naturalmente a nossa capacidade competitiva.

Escolher melhor será o desafio do próximo ano, e ser uma referência para as equipas da formação é também um objectivo, com maior ligação das Seniores ao processo de treino e desenvolvimento das mais novas, pois sabemos que dinâmicas vencedoras ajudam também a atrair mais e melhores atletas, e com isso também aumentaremos a competitividade dos escalões mais jovens.

PRÓXIMOS JOGOS SENIORES

a anunciar brevemente

SUB19 FEMININOS

A época ficou positivamente marcada por uma grande utilização das atletas na equipa de Seniores, algo a que todas as atletas mais jovens devem aspirar como meta, enquanto que pelo lado negativo algumas lesões/desistências diminuiram a nossa capacidade competitiva.

Naturalmente que esta utilização num escalão mais velho se refletiu na sua evolução e compreensão do jogo.

Tendo em conta que no próximo ano todo o grupo se manterá neste escalão tentaremos reforçar o grupo de forma a poder subir alguns lugares na classificação distrital, aspirando a estar nos lugares de disputa da Taça Nacional. 

PRÓXIMOS JOGOS SUB19

a anunciar brevemente



Sunday, February 16
Sub16 Femininos (nascidas em 2002 e 2003)

SUB16 FEMININOS

Superar desafios é uma constante para este escalão, quase sempre condicionados pelo reduzido nº de atletas disponível.

Nesta altura não temos atletas suficientes para entrar em competição, pelo que a primeira prioridade será encontrar atletas com potencial para poderem formar a equipa numa fase mais adiantada da época.

A mentalidade que se pretende incutir é de rigor, não faltando a treinos nem a jogos, esforçando-se pelas colegas da mesma forma que querem que as colegas o façam por si, melhorando significativamente as capacidades individuais e colectivas.

Naturalmente que as jogadoras com maior capacidade e empenho jogarão regularmente no escalão de Sub19, dando assim continuidade à sua evolução.

PRÓXIMOS JOGOS

A anunciar brevemente



Thursday, January 17
Sub14 Femininos (jogadoras nascidas em 2004, 2005 e 2006)

Sub14 FEMININOS

Passar o ano inteiro a jogar com as mesmas equipas não é o ideal, mas depende acima de tudo de nós aumentar o nosso nível competitivo de forma a evitar que tal aconteça, já que quem define os quadros competitivos não o faz...

Nos últimos anos temos tido dificuldades acrescidas na formação das equipas deste escalão, o que nesta época voltou a acontecer de início.

O grupo é formado, quase na totalidade, por atletas nascidas de 1º ano neste escalão ou ainda Sub12, e para mudar este paradigma é necessário fazer crescer muito rapidamente o nº atletas, principalmente as nascidas em 2005 e 2006, começando já a preparar o grupo do próximo ano e não apenas a partir de Setembro de 2018.

Também aumentar o número de atletas nascidas em 2004 será importante, para garantir uma boa base para a equipa de Sub16 da próxima época. 

Acima de tudo é necessário incutir uma cultura de maior rigor e exigência em relação à disponibilidade para treinar e jogar, treinando duma forma empenhada e não apenas por lazer, para além de organizar o tempo para conciliar bom rendimento escolar e bom rendimento desportivo, fundamentais para quem quer aprender uma modalidade e ser competitivo colectivamente. 

PRÓXIMOS JOGOS

a anunciar brevemente



Friday, September 16
Sub13 Femininos (nascidas em 2005, 2006 e 2007)

 SUB13 FEMININOS

Este é um escalão de transição entre o Minibasket e os Sub14, com regras mais formais e próximas da competição mais a sério, onde pretendemos chegar já com alguma preparação e experiência competitiva. 

Manter um número elevado de atletas é meio caminho para que as equipas funcionem bem, melhorando constantemente o seu nível, pelo que temos que aumentar o nº raparigas nascidas em 2005, 2006 e 2007.

A aproximação aos núcleos de Desporto Escolar existentes em Vialonga, Forte da Casa, Alverca, Santa Iria e Bobadela poderá e deverá conduzir as alunas mais interessadas e aptas para a modalidade aos nossos treinos.  

Para termos a noção de como anda o nº de atletas vamos manter actualizado o seguinte quadro, considerando como objectivo atingir 12/16 atletas por escalão/sexo:

Nº de Atletas Sub13 Femininos 

Ano

Raparigas

 Faltam

2005

10

5

2006

5

10

2007

1

11

Se nasceste entre 2005 e 2007 vem juntar-te a nós praticando o teu desporto favorito.

PRÓXIMOS JOGOS

A anunciar brevemente



Wednesday, November 16
Sub18 Masculinos (nascidos em 2000 e 2001)

SUB18 MASCULINOS

Receber uma equipa masculina mais velha, incluíndo alguns jovens que já tinham sido nossos atletas em Sub12 e Sub14, não estava nos planos iniciais mas foi a única forma de manter este grupo em funcionamento, pois tal não lhes foi permitido no clube onde estavam anteriormente.

Com alguns altos e baixos, naturais de um grupo que só tinha 2 atletas de 2º ano, um deles regressado de lesão e outro a começar a actividade só esta época, a equipa mostrou evolução e potencial para que no próximo ano, reforçados com alguns atletas de 2002, possa subir mais uns quantos lugares na classificação. 

Tal como nos grupos femininos mais velhos tentaremos fomentar a ligação destes atletas às equipas mais novas, realizando funções relacionadas com o funcionamento das equipas (treinos) e com a realização dos jogos (árbitros e mesa). 

PRÓXIMOS JOGOS

A anunciar brevemente



minibasket-kids.gif
Wednesday, November 13
Sub12 e Sub10 Misto (raparigas e rapazes nascidos em 2006, 2007, 2008 e 2009)

O minibasket é o escalão ideal para a iniciação à prática da modalidade, em que para além dos fundamentos da modalidade se aprendem as regras relacionadas com o comportamento a ter nos treinos e jogos.

A avaliação não se faz pelas vitórias ou derrotas mas sim pelo número de atletas, assiduidade aos treinos e jogos e disponibilidade para aprender tudo o que se ensina.

Procurar criar parcerias com os núcleos do Desporto Escolar, ATL's e outras instituições é fundamental para encaminhar quer quer aprender a jogar Basquetebol para as nossas equipas. 

Para termos a noção de como anda o nº de atletas vamos manter actualizado o seguinte quadro, considerando como objectivo atingir 10/12 atletas por ano de nascimento/sexo:

Nº de Atletas Sub12 e Sub10 Femininos e Masculinos

Ano

Raparigas

Faltam

Rapazes

Faltam

2006

5

7

2

6

2007

1

9

2

6

2008

2

8

3

7

2009

1

9

2

8

Se nasceste entre 2007 e 2009 vem juntar-te a nós praticando o teu desporto favorito.

PRÓXIMOS JOGOS

A anunciar brevemente



Saturday, May 30
Melhora a tua Técnica Individual

image_name2

O domínio dos fundamentos da modalidade distingue as boas e excelentes jogadoras das praticantes "normais".

Além dos treinos deves passar mais tempo com a ferramenta do teu "trabalho" (a bola).

Há uma imensidão de exercícios que podes executar, individualmente ou em grupo, no sentido de melhorar as tuas capacidades:

- dribles com ambas as mãos, mudanças de direcção, manipulação de bola, lançamentos são formas de te aperfeiçoares e no jogo te sentires à vontade para ultrapassar as dificuldades colocadas pelas adversárias.

Aqui ficam alguns vídeos onde podes ver como melhorar a tua Técnica Individual.

Depois disto resta-te juntar as tuas amigas e mostrar no campo o que aprendeste.

PORQUE ESPERAS ???



Monday, January 3
image_name2

PROCURAM-SE JOGADORAS ALTAS ...

Não é que não gostemos das pequeninas e habilidosas, mas essas vão aparecendo com maior regularidade...

Depois de alguns anos em que tivemos algumas atletas bastante altas, em Iniciadas e Cadetes, parece que entrámos em "recessão", algo atenuada nos últimos tempos.

Para que as nossas equipas possam adquirir outra dimensão competitiva torna-se fundamental que a nossa captação funcione de forma mais eficiente, procurando não só atletas habilidosas e com capacidade atlética, mas também jogadoras altas.

Aqui fica um "exemplo" do tipo de jogadoras que procuramos...



Funny
Monday, January 3
image_name2
... E RAPAZES TAMBÉM !!!

As nossas equipas de SUB12 e SUB10, masculinas ou mistas, também precisam de reforços, não só em número mas também em altura.

Na nossa modalidade a altura é um factor de destaque, que não limitativo ou eliminatório, pelo que devemos procurar os rapazes dessa idade que "sobressaiam na fotografia", perfeitamente detectáveis no meio dos restantes nos recreios das escolas que frequentamos.

Agora que voltámos a ter uma equipa masculina a competir nos campeonatos distritais queremos ter um grupo forte que possa discutir os resultados, e ter alguns "gigantes" já com os fundamentos aprendidos é meio caminho andado na direcção correcta.