União Desportiva e Cultural do Forte: Welcome

basketheader.gif.gif
image_name2
Esta é a página oficial da Secção de Basquetebol da União Desportiva e Cultural do Forte.

As nossas equipas de SUB10 Mistos, SUB12 Masculinos, SUB12 Femininos, SUB13 Femininos, SUB13 Masculinos, SUB14 Femininos, Sub14 Masculinos, SUB16 Femininos, Sub19 Femininos e Seniores Femininos participam nas competições federadas da Associação de Basquetebol de Lisboa e da Federação Portuguesa de Basquetebol.

Esperamos ser visitados pelas nossas atletas, seus familiares e amigos, para além de todos aqueles que se queiram manter informados sobre as nossas actividades.

Assinem o nosso "Livro de Visitas" deixando a vossa opinião, ou enviem-nos um E-mail com os vossos comentários e sugestões.


image_name3

minibasket-kids.gif
Wednesday, June 12
ESCALÕES ETÁRIOS PARA A ÉPOCA 2016-2017

 ÉPOCA DESPORTIVA 2016/2017

Manter em funcionamento todos os escalões etários femininos (das Sub12 às Seniores), uma equipa masculina de Sub14 e outra de Sub12, para além dos Sub10 que são mistos será o grande desafio de mais uma época desportiva.

Para cumprirmos as BODAS DE PRATA de participação ininterrupta em provas federadas, da Associação de Basquetebol de Lisboa e da Federação Portuguesa de Basquetebol, contaremos com o empenho e colaboração de todos quantos são os principais interessados em que as nossas actividades tenham a maior qualidade possível: Direcção, Treinadores, Atletas e respectivos Encarregados de Educação, tentando captar SPONSORS para poder melhorar as condições de treino das nossas equipas e concretizar algumas surpresas.  

Vamos certamente sentir a falta da Mafalda Fabião, que ao longo dos 3 últimos anos muito contribuiu para o crescimento e organização da secção, dividindo as tarefas de treino e orientação das várias equipas de formação. Não sendo um adeus definitivo esperemos que seja um ATÉ JÁ muito breve...

Substitui-la não será tarefa fácil, mas dentro das nossas limitações continuaremos a desenvolver um trabalho que é meritório, não só pelos resultados que vamos melhorando todos os anos, mas pelas contínuas dificuldades que ultrapassamos, que valorizam os habituais convites que são feitos a atletas para "mudar de ares", o que é prova da nossa qualidade...

Seniores Femininos: nascidas até 1997

Sub19 Femininos: nascidas entre 1998 e 2000

Sub16 Femininos: nascidas em 2001 e 2002

Sub14 Femininos: nascidas em 2003 e 2004

Sub14 Masculinos: nascidos em 2003 e 2004

Sub12 Femininos: nascidas em 2005 e 2006

Sub12 Masculinos: nascidos em 2005 e 2006

Sub10 Mistos: Raparigas e rapazes nascidos em 2007, 2008 e 2009

TODOS OS TREINOS SE REALIZARÃO NO PAVILHÃO MUNICIPAL DO FORTE DA CASA, COM OS HORÁRIOS A SEREM DEFINIDOS APÓS ATRIBUIÇÃO DE ESPAÇOS POR PARTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE VILA FRANCA DE XIRA 

À semelhança de anos anteriores procuraremos que os grupos estejam divididos por valor, mais do que por escalão etário, pois essa é a forma de proporcionar uma maior evolução a todos os atletas, estando também previsto que os melhores atletas de cada escalão possam jogar em simultâneo na equipa do escalão superior.

Continuamos à procura de novas/novos atletas, algo necessário para garantir que as nossas equipas funcionam sem problemas e se tornam progressivamente mais fortes:

- raparigas nascidas entre 2002 e 2008; 

- rapazes nascidos entre 2004 e 2008.



Tuesday, February 5
Seniores/Sub19 Femininos (nascidas até 1999)

Alenquer Basket x União do Forte   45-48

Terminar a vencer é sempre uma boa forma de completar mais uma época no escalão Sénior.

A equipa da casa, com quem várias vezes treinamos ao longo do ano, aproveitou para nos causar mais dificuldades do que habitualmente o que, somado a alguma quebra física da nossa parte nesta parte final da época, manteve o jogo equilibrado até final.

Ultrapassar as naturais dificuldades causadas pelo reduzido número de atletas, uma assiduidade nem sempre elevada de algumas delas e lesões mais ou menos prolongadas que a partir de determinada altura limitaram a nossa progressão, foi o maior desafio mas que também contribuiu para nos fazer crescer mais um pouco ao longo do campeonato.

Terminámos em 8º lugar com 7 vitórias, o mesmo da época anterior, e com 7/8 derrotas com exibições e números que com uma pontinha de sorte e maior maturidade poderiam ter dobrado o número de triunfos, aproximando-nos dos melhores 4 da Zona Sul.

A nova época já começou a ser preparada, e naturalmente faz sentido repensar algumas opções e avaliar o compromisso de algumas das jogadoras.

Queremos aumentar o nosso nível competitivo e isso só acontecerá com mais atletas, e também de melhor nível, com uma presença mais assídua que permita uma dinâmica superior à da época que agora termina.

Os primeiros reforços são naturalmente internos, com as Sub16 que sobem de escalão e que terão se assim entenderem um papel determinante no aumento da competitividade do grupo. Ao mesmo tempo procuraremos fazer regressar atletas mais antigas, e também recrutar alguns elementos externos, escolhidos de acordo com as nossas ideias, para que se sintam bem connosco e possam contribuir para a melhoria do nível do grupo.

PRÓXIMOS JOGOS

A anunciar brevemente



Sunday, February 16
Sub16 Femininos (nascidas em 2000 e 2001)

Odivelas Basket x União do Forte   21-90

O objectivo de vencer todos os jogos desta última fase foi alcançado, pois a nossa equipa mostrou a esperada superioridade em relação aos restantes oponentes.

Só alguns problemas físicos nos retiraram, nas fases anteriores, a possibilidade de estar a disputar uma classificação mais condizente com o potencial da equipa.

Frente ao Odivelas as dificuldades foram poucas mas mesmo assim voltámos a cumprir com a "tradição", não terminando o jogo sem que alguém se aleijasse... 

Brevemente tentaremos começar os treinos com a equipa do próximo ano, que terá naturalmente muito trabalho para se aproximar do nível que algumas das nossas equipas já tiveram no passado.

Começamos com um grupo relativamente reduzido, que tentaremos fazer crescer, mas a quem queremos principalmente incutir uma mentalidade de rigor, não faltando a treinos nem a jogos, esforçando-se pelas colegas da mesma forma que querem que as colegas o façam por si, e com isso melhorar significativamente as capacidades individuais e colectivas.   

PRÓXIMOS JOGOS

A anunciar brevemente



Thursday, January 17
Sub14 Femininos (jogadoras nascidas em 2002, 2003 e 2004)

União do Forte x Malveira   77-28

A época competitiva está a terminar e, à semelhança de várias outras equipas, tivemos algumas dificuldades em ter sempre todas as atletas disponíveis para treinar e jogar.

Isto atirou-nos, tal como às Sub16, para uma série abaixo da nossa real capacidade, mas ao mesmo tempo acabou por permitir a quem só este ano começou desenvolver as suas capacidades com um grau menor de exigência.

Queremos naturalmente que, quer para quem sobe de escalão quer para quem fica, essa exigência aumente, pois é a única forma de continuarmos a desenvolver as nossas capacidades, atingindo um nível superior ao actual.

Continuaremos a procurar que todas as nossas atletas evoluam de acordo com as suas capacidades, o que não tem acontecido a todas, mas acreditamos que uma pequena mudança na mentalidade poderá fazer com que TODAS apanhem o "comboio" certo.

A parte final da época trouxe sinais animadores relativamente ao futuro:

- aumento do nº atletas nascidas em 2004 e 2005, com uma destreza assinalável para quem nunca tinha treinado basket, o que será certamente uma base muito interessante para trabalhar e evoluir ao longo dos próximos 2/3 anos.

Paralelamente é necessário incutir uma cultura de maior rigor e exigência em relação à disponibilidade para treinar e jogar, treinando duma forma empenhada e não apenas por lazer, para além de organizar o tempo para conciliar bom rendimento escolar e bom rendimento desportivo, fundamentais para quem quer aprender uma modalidade e ser competitivo colectivamente. 

PRÓXIMOS JOGOS

A anunciar brevemente



Wednesday, November 16
Sub14 Masculinos (nascidos em 2002 e 2003)

União do Forte x GDEMAM   64-45

Benfica 'B' x União do Forte   54-52 

Contrariando a tendência das fases anteriores os jogos os últimos jogos da época revelaram alguma evolução competitiva da nossa parte, naturalmente suportada por uma melhor prestação dos elementos mais fortes e com a colaboração dos colegas mais novos.

A vitória com o GDEMAM foi a primeira frente a este adversário, e logo no melhor jogo da época onde todos se preocuparam exclusivamente com o que podem controlar dentro e fora do campo.

No jogo final da época, frente ao Benfica 'B', o triunfo escapou por entre os dedos, depois de conseguirmos dar a volta ao resultado já no 4º período.

Para muitos dos atletas do grupo foi o final de um ciclo, no caso de alguns deles de quase 6 anos passando pelos Sub10, Sub12, Sub13 e Sub14.

A opção de fazer Sub14 nos 2 últimos anos revelou várias coisas:

- é possível ter/encontrar atletas de bom nível em qualquer local, que sejam ao mesmo tempo bons alunos; 

- os clubes mais pequenos só conseguem competir a um nível superior quando existe por parte das autarquias a atenção devida, nomeadamente na disponibilização de espaços para treino compatíveis com as idades dos atletas e comparáveis aos das melhores equipas. É um milagre a classificação alcançada tendo em conta que apenas treinamos 2h por semana...;

- a colaboração dos Encarregados de Educação foi fundamental, nomeadamente na questão logística dos transportes, mas é necessário que se envolvam em mais alguns aspectos da organização da equipa e da realização dos jogos;

- da parte da ABL tem que haver uma séria reflexão quanto ao regulamento Técnico-Pedagógico, pois não faz sentido a nível distrital exigir 10 atletas de mínimo em cada jogo, e também na organização das fases mais adiantadas da época, pois não é motivador andar a repetir jogos frente aos mesmos adversários ao longo de 6 meses... ;

- continuamos a ter algumas personagens que, com cara de pau e sem vergonha nenhuma na cara, vão minando o basket distrital, sorrindo e apertando-nos a mão pela frente mas pelas costas assediando os atletas que mais se destacam. 

Para o ano cá estaremos para colocar a jogar quem nos procurar, adequando a nossa participação à capacidade do nosso grupo. 

PRÓXIMOS JOGOS

A anunciar brevemente



Friday, September 16
Sub13 Misto (Raparigas e rapazes nascidos em 2003, 2004 e 2005)

 Campeonato Distrital de Sub13 Masculino e Feminino

Este é um escalão de transição entre o Minibasket e os Sub14, com regras mais formais e próximas da competição mais a sério, onde pretendemos chegar já com alguma preparação e experiência competitiva. 

Manter um número elevado de atletas é meio caminho para que as equipas funcionem bem, melhorando constantemente o seu nível, pelo que temos que aumentar o nº de atletas femininos e masculinos nascidos em 2003, 2004 e 2005.

A parceria estabelecida com a EB 2.3 Pedro Jacques Magalhães permitiu que, neste 3º periodo escolar, passassemos a dinamizar semanalmente 2 treinos com alunas do 5º e 6º ano, possibilitando o aparecimento de mais um núcleo do Desporto Escolar no próximo ano lectivo.

Também a aproximação aos restantes núcleos existentes em Vialonga, Forte da Casa, Santa Iria e Bobadela poderá conduzir as alunas mais interessadas e aptas para a modalidade aos nossos treinos.  

Para termos a noção de como anda o nº de atletas vamos manter actualizado o seguinte quadro, considerando como objectivo atingir 15/16 atletas por escalão/sexo:

Nº de Atletas Sub13 Femininos e Masculinos 

Ano

Raparigas

 Faltam

Rapazes

Faltam 

2003

5

7

6

-

2004

6

6

5

5

2005

11

4

9

1

Se nasceste entre 2003 e 2005 vem juntar-te a nós praticando o teu desporto favorito.

PRÓXIMOS JOGOS

A anunciar brevemente



minibasket-kids.gif
Wednesday, November 13
Sub12 e Sub10 Misto (raparigas e rapazes nascidos em 2004, 2005, 2006, 2007 e 2008)

O minibasket é o escalão ideal para a iniciação à prática da modalidade, em que para além dos fundamentos da modalidade se aprendem as regras relacionadas com o comportamento a ter nos treinos e jogos.

A avaliação não se faz pelas vitórias ou derrotas mas sim pelo número de atletas, assiduidade aos treinos e jogos e disponibilidade para aprender tudo o que se ensina.

Procurar criar parceiras com os núcleos do Desporto Escolar, ATL's e outras instituições é fundamental para encaminhar quer quer aprender a jogar Basquetebol para as nossas equipas. 

Para termos a noção de como anda o nº de atletas vamos manter actualizado o seguinte quadro, considerando como objectivo atingir 15/16 atletas por ano de nascimento/sexo:

Nº de Atletas Sub12 e Sub10 Femininos e Masculinos

Ano

Raparigas

Faltam

Rapazes

Faltam

 2004

7

3

4

6

 2005

11

4

9

1

 2006

1

7

3

5

 2007

1

7

1

7

2008

1

7

1

7

Se nasceste entre 2004 e 2008 vem juntar-te a nós praticando o teu desporto favorito.

PRÓXIMOS JOGOS

A anunciar brevemente



Saturday, May 30
Melhora a tua Técnica Individual

image_name2

O domínio dos fundamentos da modalidade distingue as boas e excelentes jogadoras das praticantes "normais".

Além dos treinos deves passar mais tempo com a ferramenta do teu "trabalho" (a bola).

Há uma imensidão de exercícios que podes executar, individualmente ou em grupo, no sentido de melhorar as tuas capacidades:

- dribles com ambas as mãos, mudanças de direcção, manipulação de bola, lançamentos são formas de te aperfeiçoares e no jogo te sentires à vontade para ultrapassar as dificuldades colocadas pelas adversárias.

Aqui ficam alguns vídeos onde podes ver como melhorar a tua Técnica Individual.

Depois disto resta-te juntar as tuas amigas e mostrar no campo o que aprendeste.

PORQUE ESPERAS ???



Monday, January 3
image_name2

PROCURAM-SE JOGADORAS ALTAS ...

Não é que não gostemos das pequeninas e habilidosas, mas essas vão aparecendo com maior regularidade...

Depois de alguns anos em que tivemos algumas atletas bastante altas, em Iniciadas e Cadetes, parece que entrámos em "recessão", algo atenuada nos últimos tempos.

Para que as nossas equipas possam adquirir outra dimensão competitiva torna-se fundamental que a nossa captação funcione de forma mais eficiente, procurando não só atletas habilidosas e com capacidade atlética, mas também jogadoras altas.

Aqui fica um "exemplo" do tipo de jogadoras que procuramos...



Funny
Monday, January 3
image_name2
... E RAPAZES TAMBÉM !!!

As nossas equipas de SUB12 e SUB10, masculinas ou mistas, também precisam de reforços, não só em número mas também em altura.

Na nossa modalidade a altura é um factor de destaque, que não limitativo ou eliminatório, pelo que devemos procurar os rapazes dessa idade que "sobressaiam na fotografia", perfeitamente detectáveis no meio dos restantes nos recreios das escolas que frequentamos.

Agora que voltámos a ter uma equipa masculina a competir nos campeonatos distritais queremos ter um grupo forte que possa discutir os resultados, e ter alguns "gigantes" já com os fundamentos aprendidos é meio caminho andado na direcção correcta.