União Desportiva e Cultural do Forte: Welcome

basketheader.gif.gif
image_name2
Esta é a página oficial da Secção de Basquetebol da União Desportiva e Cultural do Forte.

As nossas equipas de SUB10 Misto, SUB12 Masculino, SUB12 Feminino, SUB13 Feminino, SUB14 Feminino e SUB19 Feminino participam nas competições federadas da Associação de Basquetebol de Lisboa e da Federação Portuguesa de Basquetebol.

Esperamos ser visitados pelas nossas atletas, seus familiares e amigos, para além de todos aqueles que se queiram manter informados sobre as nossas actividades.

Assinem o nosso "Livro de Visitas" deixando a vossa opinião, ou enviem-nos um E-mail com os vossos comentários e sugestões.


image_name3

minibasket-kids.gif
Wednesday, June 12
ESCALÕES ETÁRIOS 2014-2015

Na próxima época desportiva voltaremos a tentar ter em funcionamento todos os escalões etários femininos, com a provável novidade de passarmos a ter uma equipa masculina de Sub14, fruto do crescimento dos nossos atletas Sub12.

Não será fácil, mas com a colaboração de todos conseguiremos contornar os naturais obstáculos da falta de espaços e de treinadores com que nos debatemos.

Dentro das nossas limitações continuaremos a desenvolver um trabalho que é meritório, não só pelos resultados que vamos melhorando todos os anos mas também pelos habituais convites que são feitos a atletas para "mudar de ares", o que é prova da nossa qualidade...

Seniores Femininos: Nascidas até 1995

Sub19 Femininos: Nascidas entre 1996 e 1998

Sub16 Femininos: Nascidas em 1999 e 2000

Sub14 Femininos: Nascidas em 2001 e 2002

Sub14 Masculinos: Nascidos em 2002

Sub12 Mistos: Raparigas e rapazes nascidos em 2003 e 2004

Sub10 Mistos: Raparigas e rapazes nascidos em 2005 e 2006

À semelhança de anos anteriores procuraremos que os grupos estejam divididos por valor, mais do que por escalão etário, pois essa é a forma de proporcionar uma maior evolução a todos os atletas, estando também previsto que os melhores atletas de cada escalão possam jogar em simultâneo na equipa do escalão superior.

Continuamos à procura de novas/novos atletas, algo necessário para garantir que as nossas equipas funcionam sem problemas e se tornam progressivamente mais fortes:

- raparigas nascidas entre 1999 e 2006; 

- rapazes nascidos entre 2002 e 2006.



Tuesday, February 5
Sub19 Femininos (nascidas entre 1995 e 1999)

 Moscavide x União do Forte   41-42

O último jogo da época decorreu de uma forma mais pacífica do que habitualmente, arbitrado à vez por 1 atleta de cada equipa, e permitiu a utilização de 2 atletas Seniores que têm andado a treinar connosco nos últimos tempos:

- Rita Pereira e Ana Rita Oliveira.

O balanço da época é claramente positivo, com todos os desafios que tivemos que superar, dentro das nossas limitações, relativamente ao número de atletas disponíveis e dos espaços reduzidos de treino, e competimos a um nível a que talvez só nós acreditássemos ser possível, fazendo crescer desportivamente todas as atletas e o grupo.

Teremos sido a surpresa do Campeonato, acabando apenas 1 lugar abaixo da época passada, disputando os resultados com as equipas mais fortes, com excepção dos últimos 25 minutos da partida com o Mª Alberta Menéres, e vencendo de forma convincente os restantes jogos.

Acima de tudo revelámo-nos uma equipa coesa e disciplinada, em quase todas as situações, mostrando mais uma vez que temos condições para aspirar a um pouco mais, não sendo inferiores em termos competitivos a algumas das equipas que fazem da "contratação" de atletas nos clubes mais "pequenos" a sua arma de eleição para colmatar a incapacidade de trabalhar efectivamente na formação de jogadoras. 

Estivemos à beira de repetir a presença na Taça Nacional, falhámos o triunfo no Torneio de Encerramento por apenas 1 vitória e perdemos com muito poucas equipas (Sporting 5, SIMECQ 2, Algés 1, Mª Alberta Menéres 1 e Moscavide 1).

A grande revelação, ou talvez não, foi a prestação das atletas Sub16, todas elas de 1º ano, que desde o início se revelaram preponderantes no rendimento da equipa, algo só possível pelo valor que têm, pela aplicação nos treinos, e pela forma como as mais velhas as ajudaram.

O trabalho nas férias não pára porque a captação neste escalão não é fácil, e na próxima época, partindo do pressuposto que não haverá surpresas durante o Verão, cá estaremos para morder os calcanhares das equipas mais fortes!!!

PRÓXIMOS JOGOS

A anunciar brevemente



Sunday, February 16
Sub16 Femininos (nascidas entre 1998 e 2000)

 Maria Pia x União do Forte   43-45 

Foi um jogo demasiado descontraído e como tal não podia trazer um resultado mais dilatado.

Pouco tempo de aquecimento, e muita distração, que permitiu à equipa da casa manter o comando do marcador durante muito tempo e quase vencer depois de termos dado a volta ao marcador.

Boa oportunidade para algumas das atletas mais jovens crescerem num jogo equilibrado e num ambiente "adverso", diferente da maior parte dos calmos pavilhões onde jogamos. 

Não havendo atletas suficientes para participar no Campeonato Distrital a opção passou por fazer a subida de escalão para Sub19.

Houve com essa opção um grande crescimento da parte de todas, obrigadas a crescer rápido para jogar um tipo de basket mais exigente que o das Sub14, jogando todas as semanas com atletas mais velhas, fortes e experientes, algumas delas com presença nas selecções distritais e nacionais.

No Torneio de Encerramento foi possível juntar grande parte da equipa que irá jogar neste escalão no próximo ano, com uma prestação desportiva assinalável que permitiu alcançar o 4º lugar, pois só perdemos com as 3 equipas que ficaram à nossa frente, e em todos os jogos com algum problema que não permitiu que todas estivessem presentes ou dessem o seu melhor.  

A captação não pode parar, e temos que  continuar a procurar reforçar o grupo, com atletas altas, física e tecnicamente fortes que aumentem ainda mais a nossa competitividade.

O trabalho que estamos a efectuar em Julho, à semelhança dos anos anteriores, irá trazer frutos pois as atletas mais jovens estão a aprender grande parte dos fundamentos que ainda não conseguiram consolidar nos poucos meses de treino que têm, com uma carga de treino só possível nesta altura do ano. 

PRÓXIMOS JOGOS

A anunciar brevemente



Thursday, January 17
Sub14 Femininos (jogadoras nascidas em 2000, 2001 e 2002)

 Algarve Sub12 x União do Forte   57-13

União do Forte x Gin. Olhanense   23-21

Basket Tavira x União do Forte   22-18

União do Forte x Moscavide   30-19

Qta Lombos x União do Forte   36-4

Primeira grande deslocação para participar num torneio que tem tudo para fazer crescer as equipas que nele participam:

- exigente do ponto de vista físico e mental, com 5 jogos disputados na mesma tarde, embora com tempo um pouco reduzido;

- bom nível das equipas participantes.

As 14 atletas participantes deram certamente por bem empregue o esforço realizado.

A época deste escalão não começou bem, pois só em Novembro e na 2ª Fase do Distrital começámos a nossa participação nas provas oficiais.

Não por falta de competição prévia, pois fizemos 8 jogos, mas sim por incapacidade de todas as atletas assumirem a presença nos jogos a realizar.

O nível inicial não foi muito elevado, com 4 Sub12 e muita gente relativamente inexperiente a participar regularmente nos jogos, mas ao longo da época subiu de forma assinalável, terminando o ano a vencer de uma forma folgada algumas das equipas que nos derrotaram no início.

O 11º lugar alcançado pode parecer pouco comparado com o ano anterior, mas foi uma classificação excelente, tendo em conta a forma como se iniciou a temporada e a forma como a mesma terminou. 

Também o número de atletas e capacidade das mesmas foi crescendo, em especial as nascidas em 2000, e a equipa terminou o ano com 26 jogadoras.

No Torneio de Encerramento de Sub16 foi possível utilizar as atletas mais fortes em conjunto com as de 1999 e a sua prestação foi também de assinalar. 

Parar o processo de captação não é opção, pois há ainda muita gente nas escolas com jeito e potencial para integrar nas nossas equipas, sendo necessário disponibilidade para as observar nas escolas e sagacidade para as convencer a vir experimentar os nossos treinos.

Nesta altura o maior desafio é encontrar atletas nascidas em 2001 e 2002 em número suficiente para garantir o normal funcionamento da equipa no próximo ano.

PRÓXIMOS JOGOS

A anunciar brevemente



Wednesday, November 16
Sub13 Femininos e Masculinos (nascidos em 2001 e 2002)

A nossa participação este ano foi mais atribulada que em anos anteriores:

- no feminino tivemos menos atletas, algumas muito irregulares quanto à assiduidade em treinos e jogos, e fizemos menos jogos que nas épocas passadas;

- no masculino não fizemos a 3ª Fase do Distrital porque a Associação de Basquetebol de Lisboa se esqueceu de marcar os jogos correspondentes...

Este continua no entanto a ser um espaço privilegiado para fazer a transição dos Sub12, ou iniciar a prática mais formal, e assim continuará a ser encarado por nós. 

É importante captar mais atletas, tanto nos rapazes como nas raparigas, com capacidade física e disponibilidade para aprender os fundamentos da modalidade, para garantir a necessária continuidade que se pretende no escalão de Sub14, sendo para isso necessária a colaboração de todos: treinadores, atletas e Encarregados de Educação.

Para termos a noção de como anda o nº de atletas vamos manter actualizado o seguinte quadro, considerando como objectivo atingir 10/12 atletas por escalão/sexo:

Nº de Atletas Sub13 Femininos e Masculinos

Ano

Raparigas

Faltam

Rapazes

Faltam

2002

3

9

7

5

2003

3

9

5

7

PRÓXIMOS JOGOS

A anunciar brevemente



Friday, September 16
Sub12 Misto (Raparigas e rapazes nascidos em 2002/03)

Esta foi de longe a melhor temporada deste escalão nos últimos anos, não pelo pelo elevado número de atletas mas também de jogos realizados.

O nível dos atletas foi também elevado, com melhorias significativas à medida que a época foi avançando.

Há contudo muito a melhorar, e isso é algo que terá que ser partilhado por todos:

- Secção, Atletas e Encarregados de Educação. 

Manter um número elevado de atletas é meio caminho para que as equipas funcionem bem, melhorando constantemente o seu nível. A aposta é grande nos nascidos em 2002, que sobem este ano de escalão, e também nos nascidos em 2003, 2004, 2005 e 2006, para completarmos um grupo Sub12 masculino, um Sub12 feminino e um Sub10 misto, que eventualmente cresça e se divida em masculino e feminino, que nos permita funcionar sem problemas durante toda a época.

Atrair parcerias com alguns ATL's e fomentar o Desporto Escolar nas escolas do Forte e da Póvoa será outro passo decisivo para aumentar significativamente o número de atletas sem sobrecarregar os poucos espaços que teremos à disposição.

Para termos a noção de como anda o nº de atletas vamos manter actualizado o seguinte quadro, considerando como objectivo atingir 10 atletas por escalão/sexo:

Nº de Atletas Sub12 Femininos e Masculinos 

Ano

Raparigas

 Faltam

Rapazes

Faltam 

2003

3

9

5

7

2004

1

9

4

6

 2005

1

9

4

6

 2006

0

10

1

9

Se nasceste entre 2003 e 2006 vem juntar-te a nós praticando o teu desporto favorito.



Wednesday, November 13
Sub10 Mistos (raparigas e rapazes nascidos em 2004, 2005 e 2006)

Este é o escalão mais jovem que temos, para a iniciação do Minibasket, e por isso é um espaço em que para além dos fundamentos da modalidade se aprendem muitas regras, a maior parte delas relacionados com o comportamento a ter nos treinos e jogos.

A avaliação não se faz pelas vitórias ou derrotas mas sim pelo número de atletas, assiduidade aos treinos e jogos e disponibilidade para aprender tudo o que se ensina.

Apesar de termos tido um maior número de atletas que nos anos anteriores queremos mais, criando uma equipa masculina e outra feminina.

Para termos a noção de como anda o nº de atletas vamos manter actualizado o seguinte quadro, considerando como objectivo atingir 10 atletas por ano de nascimento/sexo:

Nº de Atletas Sub10 Femininos e Masculinos

Ano

Raparigas

Faltam

Rapazes

Faltam

2005

1

9

4

6

2006

0

6

1

5

Se nasceste entre 2005 e 2006 vem juntar-te a nós praticando o teu desporto favorito.



Saturday, May 30
Melhora a tua Técnica Individual

image_name2

O domínio dos fundamentos da modalidade distingue as boas e excelentes jogadoras das praticantes "normais".

Além dos treinos deves passar mais tempo com a ferramenta do teu "trabalho" (a bola).

Há uma imensidão de exercícios que podes executar, individualmente ou em grupo, no sentido de melhorar as tuas capacidades:

- dribles com ambas as mãos, mudanças de direcção, manipulação de bola, lançamentos são formas de te aperfeiçoares e no jogo te sentires à vontade para ultrapassar as dificuldades colocadas pelas adversárias.

Aqui ficam alguns vídeos onde podes ver como melhorar a tua Técnica Individual.

Depois disto resta-te juntar as tuas amigas e mostrar no campo o que aprendeste.

PORQUE ESPERAS ???



Monday, January 3
image_name2

PROCURAM-SE JOGADORAS ALTAS ...

Não é que não gostemos das pequeninas e habilidosas, mas essas vão aparecendo com maior regularidade...

Depois de alguns anos em que tivemos algumas atletas bastante altas, em Iniciadas e Cadetes, parece que entrámos em "recessão", algo atenuada nos últimos tempos.

Para que as nossas equipas possam adquirir outra dimensão competitiva torna-se fundamental que a nossa captação funcione de forma mais eficiente, procurando não só atletas habilidosas e com capacidade atlética, mas também jogadoras altas.

Aqui fica um "exemplo" do tipo de jogadoras que procuramos...



Funny
Monday, January 3
image_name2
... E RAPAZES TAMBÉM !!!

As nossas equipas de SUB12 e SUB10, masculinas ou mistas, também precisam de reforços, não só em número mas também em altura.

Na nossa modalidade a altura é um factor de destaque, que não limitativo ou eliminatório, pelo que devemos procurar os rapazes dessa idade que "sobressaiam na fotografia", perfeitamente detectáveis no meio dos restantes nos recreios das escolas que frequentamos.

Não se sabe quando voltaremos a ter uma equipa masculina a competir nos campeonatos distritais, mas a continuidade do minibasket pode levar a que tal suceda num prazo de 1/2 anos e, nessa altura, queremos ter um grupo forte que possa discutir os resultados, e ter alguns "gigantes" já com os fundamentos aprendidos é meio caminho andado na direcção correcta.