União Desportiva e Cultural do Forte: Welcome

basketheader.gif.gif
image_name2
Esta é a página oficial da Secção de Basquetebol da União Desportiva e Cultural do Forte.

As nossas equipas de SUB10 Misto, SUB12 Misto, SUB13 Misto, Sub14 Masculinos, Sub14 Femininos, Sub16 A e B Femininos, Sub19 Femininos e Seniores Femininos participam nas competições federadas da Associação de Basquetebol de Lisboa e da Federação Portuguesa de Basquetebol.

Esperamos ser visitados pelas nossas atletas, seus familiares e amigos, para além de todos aqueles que se queiram manter informados sobre as nossas actividades.

Assinem o nosso "Livro de Visitas" deixando a vossa opinião, ou enviem-nos um E-mail com os vossos comentários e sugestões.


image_name3

minibasket-kids.gif
Wednesday, June 12
ESCALÕES ETÁRIOS E HORÁRIOS DOS TREINOS 2014-2015

Nesta época desportiva voltamos a ter em funcionamento todos os escalões etários femininos, com a novidade de passarmos a ter uma equipa masculina de Sub14, fruto do crescimento dos nossos atletas Sub12.

Não será fácil, mas com a colaboração de todos conseguiremos contornar os naturais obstáculos da falta de espaços, treinadores e seccionistas com que nos debatemos.

Dentro das nossas limitações continuaremos a desenvolver um trabalho que é meritório, não só pelos resultados que vamos melhorando todos os anos mas também pelos habituais convites que são feitos a atletas para "mudar de ares", o que é prova da nossa qualidade...

Seniores Femininos: nascidas até 1995 (Treinos 3ª e 6ª das 21h às 22.30h, 4ª feira das 20h às 21.30h)

Sub19 Femininos: nascidas entre 1996 e 1998 (Treinos 3ª e 6ª das 21h às 22.30h, 4ª feira das 20h às 21.30h)

Sub16 Femininos: nascidas em 1999 e 2000 (Treinos 3ª e 6ª das 20h às 21.15h, 4ª feira das 19h às 20.30h)

Sub14 Femininos: nascidas em 2001 e 2002 (Treinos 3ª das 20h às 21.15h, 4ª e 6ª feira das 19h às 20.30h)

Sub14 Masculinos: nascidos em 2002 (Treinos 3ª das 18.30h às 20.00h, 4ª feira das 17.15h às 18.30h, 6ª das 19h às 20.30h)

Sub12 Mistos: Raparigas e rapazes nascidos em 2003 e 2004 (Treinos 4ª e 6ª das 18.15h às 19.30h)

Sub10 Mistos: Raparigas e rapazes nascidos em 2005, 2006 e 2007 (Treinos 4ª e 6ª das 18.15h às 19.30h)

TODOS OS TREINOS SE REALIZAM NO PAVILHÃO MUNICIPAL DO FORTE DA CASA

À semelhança de anos anteriores procuraremos que os grupos estejam divididos por valor, mais do que por escalão etário, pois essa é a forma de proporcionar uma maior evolução a todos os atletas, estando também previsto que os melhores atletas de cada escalão possam jogar em simultâneo na equipa do escalão superior.

Continuamos à procura de novas/novos atletas, algo necessário para garantir que as nossas equipas funcionam sem problemas e se tornam progressivamente mais fortes:

- raparigas nascidas entre 2002 e 2007; 

- rapazes nascidos entre 2002 e 2007.



Tuesday, February 5
Seniores/Sub19 Femininos (nascidas até 1998)

 Carnide x União do Forte   76-47

Último jogo do Nacional, frente a um adversário que até agora apenas perdeu por uma vez, estando apurado para a Final Nacional que irá definir quem sobe à 1ª Divisão.

Durante a maior parte do tempo fomos capazes de fazer valer os nossos argumentos e manter o resultado relativamente equilibrado. A maior valia colectiva das adversárias permitiu-lhes contudo vencer todos os períodos e com isso alcançar uma vantagem de 29 pontos no final.

A nossa participação no Nacional da 2ª divisão tinha vários objectivos e quase todos foram alcançados:

- proporcionar a todas as atletas, nomeadamente às mais novas, a participação numa prova nacional, algo que dificilmente aconteceria no seu escalão devido à escassez de atletas;

- melhorar a nossa capacidade individual e colectiva ao longo do ano, o que se comprova pelas prestações que estamos a ter no Tornbeio de Encerramento de Sub19;

- vencer o maior nº possível de jogos, o que fizemos por 7 vezes, com 2 derrotas por 2 pontos e mais 3/4 jogos que poderiam ter tido um desfecho diferente.

Nem todas as atletas que se comprometeram no início da época mantiveram esse compromisso, o que naturalmente diminuiu a capacidade do grupo, não apenas em jogo mas acima de tudo em treino, onde nos preparamos para a competição.

Queremos voltar no próximo ano, corrigindo naturalmente os erros detectados e dando oportunidade a mais uma jovem fornada de continuar a evoluir num escalão acima do seu. 

Esc. Sto André x União do Forte Sub19   111-38

Sporting x União do Forte Sub19   55-47 

Jogar com as melhores equipas deve ser sempre um objectivo, pois é a melhor forma de continuamente procurarmos ultrapassar os nossos limites e melhorarmos a nossa capacidade individual e colectiva.

Em 2 fins-de-semana consecutivos tivemos o privilégio de jogar com as vice-campeãs nacionais e as finalistas vencidas da Taça Nacional.

Frente à Esc. Sto André deu para perceber a enorme diferença que nesta altura nos separa das melhores equipas do escalão:

- atletas com um potencial físico e técnico superior, com muito tempo de jogo na Liga Feminina, passagens por selecções distritais e nacionais, prestes a entrar em Universidades americanas;

- do nosso lado 60% de atletas Sub16, 4 delas de 1º ano, zero presenças em selecções distritais, mas muita noção do que fazer para minorar as diferenças abismais entre as 2 equipas.

Foi uma excelente oportunidade para aprender, independentemente da diferença final, o que nos deixa convictos de que jogando regularmente contra os melhores seremos naturalmente melhores. Para isso temos também que transportar esse espírito para os treinos.

Contra o Sporting voltámos a ter um jogo equilibrado, tal como aconteceu sempre na época passada. Com apenas 6 atletas, com menos opções que no ano passado e nos jogos anteriores, mostrámos mais uma vez que colectivamente conseguimos criar dificuldades a equipas melhor apetrechadas e com outro tipo de argumentos para convencer atletas de outros clubes a representar as suas cores. 

PRÓXIMOS JOGOS

05.06.2015   21.30h   União do Forte Sub19 x NB Queluz   Pav. Mun Forte da Cas

12.06.2015   21.30h   União do Forte Sub19 x Esc. Sto André   Pav. Mun. Forte da Casa



Sunday, February 16
Sub16 Femininos (nascidas entre 1999 e 2000)

União do Forte Sub16 x Esc. Amadora   45-28

Moscavide x União do Forte Sub16   43-57

Os jogos desta última fase têm tido contornos semelhantes:

- dentro do campo superioridade do nosso grupo, sempre com inícios de jogo muito forte que cavam uma enorme diferença para as adversárias;

- 2ªs partes menos conseguidas que permitem que alguma recuperação e algum equilíbrio aparente no resultado final;

- fora do campo provocações e comportamentos impróprios quer de algumas atletas quer de alguns adultos acompanhantes, o que não deve acontecer neste tipo de eventos desportivos.

A evolução da nossa equipa é notória, o que permite acalentar a esperança de no próximo ano voltarmos a pensar em disputar os jogos de acesso à Taça Nacional.

PRÓXIMOS JOGOS

10.06.2015   14.30h   Esc. Amadora x União do Forte Sub16   Pav. Bairro Janeiro



Thursday, January 17
Sub14 Femininos (jogadoras nascidas em 2001, 2002 e 2003)

Esc. Amadora x União do Forte   21-102

Nada melhor que terminar a nossa participação no Campeonato Distrital com uma vitória robusta, coroando a evolução que se verificou em todos os jogos disputados.

Dentro do campo, onde realmente se avalia o que aprendemos nos treinos e temos capacidade para executar, fomos sempre mais fortes e tivemos uma evolução que não se verificou com as adversárias.

Terminada a competição oficial desta época estamos já a preparar a próxima, com o objectivo claro de aumentar o nº de atletas deste escalão, bem como a sua qualidade, garantindo assim a continuidade dos nossos escalões de formação.

A captação de novas atletas tem-se revelado mais difícil que o previsto, mas parar não é opção, pois há muita gente nas várias escolas com jeito e potencial para integrar nas nossas equipas, sendo necessário disponibilidade para as observar e sagacidade para as convencer a vir experimentar os nossos treinos.

Nesta altura o maior desafio é encontrar atletas nascidas em 2002, 2003 e 2004 em número suficiente para garantir o normal funcionamento da equipa no próximo ano, adiantando já serviço relativamente à sua aprendizagem.

As últimas semanas trouxeram alguns sinais positivos, com o aparecimento de mais 3 raparigas nascidas em 2002 e a possibilidade de em breve outras aparecerem, bem como mais novas, o que nos anima a continuar nesta campanha que dará certamente os frutos necessários para que no próximo ano a equipa funcione sem problemas.   

PRÓXIMOS JOGOS

A anunciar brevemente



Wednesday, November 16
Sub14 Masculinos (nascidos em 2002 e 2003)

 Malveira 'B' x União do Forte   74-76

Algés 'B' x União do Forte   0-20

A nossa evolução não se pode restringir à avaliação dos resultados, mas sim à dos nossos comportamentos dentro e fora de campo, nos treinos e nos jogos.

É nos treinos que a nossa concentração e empenho têm que ser maiores, para que no jogo as dificuldades sejam ultrapassadas com maior facilidade.

Os jogos com finais equilibrados têm sido uma constante na nossa participação, e na Malveira tal voltou a acontecer. Contudo não deveria ter sido tão difícil vencer, porque a menos de 3 minutos do final da partida tínhamos uma vantagem de 10 pontos, algo que não soubemos manter.

Temos que melhorar a nossa prestação defensiva, pois só assim estaremos a salvo de percalços de final de jogo.

O jogo em Algés acabou por não se realizar, por incrível que pareça devido à não comparência da equipa da casa, devido a um erro na convocatória dos jogadores.

Foi possível aproveitar para realizar um jogo entre 2 equipas formadas pelos nossos atletas, com a colaboração dos árbitros presentes que também realizaram um pequeno treino. 

Reforçar o nosso grupo continua a ser uma necessidade, captando atletas com capacidade física e disponibilidade para aprender os fundamentos da modalidade, para garantir a necessária continuidade que se pretende no escalão de Sub14, sendo para isso determinante a colaboração de Treinadores, Atletas e Encarregados de Educação.

Para termos a noção de como anda o nº de atletas vamos manter actualizado o seguinte quadro, considerando como objectivo atingir 10/12 atletas por escalão/sexo:

Nº de Atletas Sub13 Masculinos

Ano

Actuais 

Faltam

2002

9

1

2003

5

5

PRÓXIMOS JOGOS

07.06.2015   11.30h   União do Forte x Nacional   Pav. Mun. Forte da Casa

10.06.2015   09.15h   Moscavide x União do Forte   Pav. Moscavide

21.06.2015   11.30h   União do Forte x Malveira 'B'   Pav. Mun. Forte da Casa



Friday, September 16
Sub13 Misto (Raparigas e rapazes nascidos em 2002, 2003 e 2004)

 União do Forte x Salesianos do Estoril   93-26

Jogo muito melhor do que o realizado na 1ª volta, o que mostra a nossa evolução.

O objectivo de dar mais minutos aos atletas menos utilizados nos Sub14 continua a ser conseguido, o que ajuda naturalmente à sua evolução, o que naturalmente é mais fácil quando se defrontam atletas da nossa idade. 

Este é um escalão de transição entre o Minibasket e os Sub14, com regras mais formais e próximas da competição mais a sério, onde pretendemos chegar já com alguma preparação e experiência competitiva. 

Manter um número elevado de atletas é meio caminho para que as equipas funcionem bem, melhorando constantemente o seu nível, pelo que temos que aumentar o nº de atletas femininos e masculinos nascidos em 2002. 2003 e 2004.

Para termos a noção de como anda o nº de atletas vamos manter actualizado o seguinte quadro, considerando como objectivo atingir 10 atletas por escalão/sexo:

Nº de Atletas Sub13 Femininos e Masculinos 

Ano

Raparigas

 Faltam

Rapazes

Faltam 

2002

6

4

9

1

2003

2

8

5

5

2004

3

7

6

4

Se nasceste entre 2003 e 2006 vem juntar-te a nós praticando o teu desporto favorito.

PRÓXIMOS JOGOS

07.06.2015   09.30h   União do Forte x Maristas Carcavelos   Pav. Mun. Forte da Casa

14.06.2015   16.30h   SIMECQ x União do Forte   Pav. SIMECQ



minibasket-kids.gif
Wednesday, November 13
Sub12 e Sub10 Misto (raparigas e rapazes nascidos em 2003, 2004, 2005, 2006 e 2007)

O minibasket é o escalão ideal para a iniciação à prática da modalidade, em que para além dos fundamentos da modalidade se aprendem as regras relacionados com o comportamento a ter nos treinos e jogos.

A avaliação não se faz pelas vitórias ou derrotas mas sim pelo número de atletas, assiduidade aos treinos e jogos e disponibilidade para aprender tudo o que se ensina.

Este ano o nº de jogadores diminuiu, fruto das subidas de escalão e de algumas desistências pelo que o esforço para a captação de novos atletas continua, procurando chegar aos números do ano anterior e se possível ultrapassá-los.

Procurar criar parceiras com os núcleos do Desporto Escolar, ATL's e outras instituições é fundamental para encaminhar quer quer aprender a jogar Basquetebol para as nossas equipas. 

Para termos a noção de como anda o nº de atletas vamos manter actualizado o seguinte quadro, considerando como objectivo atingir 8/10 atletas por ano de nascimento/sexo:

Nº de Atletas Sub10 Femininos e Masculinos

Ano

Raparigas

Faltam

Rapazes

Faltam

 2003

1

7

4

4

 2004

2

6

6

2

 2005

1

7

4

4

 2006

0

8

1

7

2007

0

8

0

8

Se nasceste entre 2003 e 2007 vem juntar-te a nós praticando o teu desporto favorito.

PRÓXIMOS JOGOS

25.04.2015   09.30h   Torneio Sub12/Sub10 do XIRA2015   Pav. Arrudense



Saturday, May 30
Melhora a tua Técnica Individual

image_name2

O domínio dos fundamentos da modalidade distingue as boas e excelentes jogadoras das praticantes "normais".

Além dos treinos deves passar mais tempo com a ferramenta do teu "trabalho" (a bola).

Há uma imensidão de exercícios que podes executar, individualmente ou em grupo, no sentido de melhorar as tuas capacidades:

- dribles com ambas as mãos, mudanças de direcção, manipulação de bola, lançamentos são formas de te aperfeiçoares e no jogo te sentires à vontade para ultrapassar as dificuldades colocadas pelas adversárias.

Aqui ficam alguns vídeos onde podes ver como melhorar a tua Técnica Individual.

Depois disto resta-te juntar as tuas amigas e mostrar no campo o que aprendeste.

PORQUE ESPERAS ???



Monday, January 3
image_name2

PROCURAM-SE JOGADORAS ALTAS ...

Não é que não gostemos das pequeninas e habilidosas, mas essas vão aparecendo com maior regularidade...

Depois de alguns anos em que tivemos algumas atletas bastante altas, em Iniciadas e Cadetes, parece que entrámos em "recessão", algo atenuada nos últimos tempos.

Para que as nossas equipas possam adquirir outra dimensão competitiva torna-se fundamental que a nossa captação funcione de forma mais eficiente, procurando não só atletas habilidosas e com capacidade atlética, mas também jogadoras altas.

Aqui fica um "exemplo" do tipo de jogadoras que procuramos...



Funny
Monday, January 3
image_name2
... E RAPAZES TAMBÉM !!!

As nossas equipas de SUB12 e SUB10, masculinas ou mistas, também precisam de reforços, não só em número mas também em altura.

Na nossa modalidade a altura é um factor de destaque, que não limitativo ou eliminatório, pelo que devemos procurar os rapazes dessa idade que "sobressaiam na fotografia", perfeitamente detectáveis no meio dos restantes nos recreios das escolas que frequentamos.

Agora que voltámos a ter uma equipa masculina a competir nos campeonatos distritais queremos ter um grupo forte que possa discutir os resultados, e ter alguns "gigantes" já com os fundamentos aprendidos é meio caminho andado na direcção correcta.