Mário Silva: Notícias

Sunday, March 22
O Blogue e o site no Planetabasket...

Mais uma vez colaborei com quem me procura.

Uma entrevista no Planetabasket dá conta das minhas opiniões sobre as novas tecnologias e a sua relação com o basquetebol. 

 



ms planeta

msabl
Sunday, September 14
Nova vida em Lisboa

 Ao longo dos últimos anos fuivárias vezes convidado para DTR em Lisboa.  Porrazões que agora não interessam , declinei os convites. Este ano  resolvi colaborar com o meu ex-jogador JoséCouto na difícil tarefa de dar uma nova vida ao basquetebol da capital.

 
 A Associação de Basquetebol de Lisboa (ABL) tem novodirector-técnico regional. José Couto (JC), conhecido treinador português compassagem por vários clubes da extinta Liga Profissional (Portugal Telecom eBelenenses), dá corpo a um projecto que procura revitalizar a modalidade namaior associação do país.

 

No entanto, José Couto não está só nesta missão. Numainiciativa inédita, o novo director-técnico da ABL faz-se acompanhar por trêsconceituados treinadores já com uma larga experiência e carreira em Portugal:Mário Silva (MS), Fontes Rosa (FR) e Paulo Nuno (PN).

 O basquetebol em geral está mal eparticularmente na ABL. Tinha duas hipóteses. Ou continuava sentado à esperaque surgissem melhores dias ou colaborava com as minhas capacidades. Podemosintervir em algumas áreas como a formação de treinadores em colaboração com aEscola Nacional de Basquetebol. Por outro lado, quero colaborar com asselecções regionais, ajudando os treinadores. Mas não é para ficar sentado àespera que eles façam. Quero estar no terreno. Pretendo ser o treinador dostreinadores. Eles precisam de ser ajudados. Temos um modelo de jogo e umdocumento orientador. Queremos que as selecções sejam exemplos para os clubes.Esta pode ser uma forma de agregar pessoas à volta de qualquer coisa que ébasquetebol da ABL.



Tuesday, August 5
O amigo Olímpio não se esqueceu de mim
olimpio

Numa brilhante entrevista , ao  site PlanetaBasket, o amigo Olímpio Coelho não se esqueceu de mim (OBRIGADO !):
"Pode-nos indicar alguns nomes, mesmo que não tenham sido muito populares, mas que tenham sido importantes para a vida basquetebolística nas últimas décadas?"

Centrando-me apenas nos treinadores, e sendo difícil citar todos, gostaria de acrescentar aos já referidos anteriormente: Eduardo Quaresma, Ludgero Barroso, José Francisco Costa, Armelindo Bentes, José Esteves, Alberto Martins, António Pinto, Eduardo Nunes, Eduardo Monteiro, Amoroso Lopes, Zeca Macedo, Luís Silveira, Mário Lemos, João Coutinho, Alfredo Almeida, Carlos Barroca,  Carlos Eduardo Gonçalves, Mário Silva, Pinto Lopes, Teresa Barata, Carlos Bio, Luís Laureano, José Tavares, Pedro Ferreira, António Paulo Ferreira, Isabel Ribeiro Santos, José Nogueira, Eurico Brandão, Manuel Janeira, Amândio Graça, Dimas Pinto, Carlos Gouveia, Humberto Gomes… e tantos outros.

 



Friday, June 27
Novo site
Planeta Basket

O novo site Planeta Basket vai ser lançado dia 3 de Junho de 2008.

http://www.planetabasket.pt .

Como prometi ao Ivan vou colaborar nesta  boa iniciativa que pode,  desde que se seja independente, contribuir para retirar a modalidade do estado de letargia actual.



msilva

Monday, June 16
DEUS é grande...
Leiria
Três antigos dirigentes do Leiria Basket vão começar a ser julgados terça-feira, dia 1, acusados de dois crimes de abuso de confiança fiscal e de duas contra-ordenações fiscais. Em causa estão 64.720,59 euros de IRS e IVA relativos aos anos de 2001 e 2002 que o Estado nunca arrecadou, revela o Ministério Público (MP) no despacho de acusação, no qual o clube é igualmente responsabilizado, embora sobre este já tenha sido decretada a falência.
O MP, em representação do Estado, deduziu ainda contra os arguidos o pedido de indemnização civil naquele montante, acrescida de juros compensatórios e moratórios. E entende que “face à moldura penal aplicável, em abstracto, a cada um dos crimes imputados aos arguidos, ao facto de não terem antecedentes criminais, nem terem obtido para si próprios qualquer benefício económico (antes pelo contrário)”, não deverá ser aplicada aos mesmos uma pena de prisão superior a cinco anos.

Processo. Após o despacho de acusação, foi requerida a abertura de instrução. Contudo, o requerimento foi considerado ineficaz e o julgamento foi marcado para Março de 2005. Não se realizou por não ter sido possível notificar um dos arguidos.
Posteriormente, a entrada em vigor de nova legislação levou o juiz titular do processo, após ser alertado pelo MP, a considerar a conduta dos arguidos descriminalizada. Declarou, por isso, extinta a responsabilidade criminal dos acusados e o arquivamento dos autos. Mas o MP viria, contudo, a recorrer da decisão do juiz de 1ª instância para o Tribunal da Relação de Coimbra. Que, em Novembro do ano passado, determinou a prossecução do processo e a data para a realização do julgamento. Terça-feira, dia 1, às 14 horas.



Sunday, April 20
Novamente campeão....
Escolar AR

Repete-se a história este ano. Novamente campeão no Desporto Escolar. Como o basquetebol "profissional " bateu no fundo, vou passando o tempo com as minhas "indias" da Alves Redol. Ganhámos o Regional de Juvenis, estamos apurados para o Nacional, o que é motivo de orgulho da comunidade escolar.



Monday, January 21
“Moncho” Monsalve vai treinar a selecção do Brasil
Moncho

O meu amigo "Moncho” Monsalve vai treinar a seleção do Brasil,  segundo o site da FIBA:

 "Brazil have appointed veteran coach Juan Manuel “Moncho” Monsalve Fernandez as their new national team boss.

Monsalve, a 63-year-old Spaniard, has replaced Aluisio Ferreira, who parted with Brazil after their bronze-medal win at the 2007 FIBA Americas Championship in Las Vegas.

"Monsalve is a qualified coach with international knowledge," CBB president Gerasime Grego Bozikis said in a statement on the Brazilian federation's official website.

"He understands very well the style of our players and he belongs to the Technical Office of the Spanish Federation, the current world champions.


"Monsalve is a disciplined coach, with a good judgement and has a lot of knowledge about European basketball," said Brazil star Marcelinho Machado.

"I worked with him at Lobos Cantabria in the 2003-04 season.

"He is a coach who is very open with the players and he has a lot of experience."



Tuesday, January 8
Mike Dean com cinto de segurança...

O meu amigo Mike Deane, que treina Wagner College foi figura em destaque na SI. O motivo pouco tem a ver com a brilhante carreira desta  época (comanda destacado a Northeast 10-3) ,

Mike Deane had a seat belt installed in his chair to keep him in his seat and out of trouble with referees.
Mike Deane sentado no banco ,
com o cinto de segurança para
 evitar  as faltas técnicas.
mas sim com a forma original de protestar contra a  NCAA  que limita a movimentação dos técnicos nos bancos.

 Deane mandou colocar no banco um cinto de segurança de carro , orientando os jogos sempre sentado.

"Eu coloco o cinto e assim não penalizo a minha equipa ," disse  Deane, que já ganhou 400 jogos na competição universitária .



Saturday, November 1
De regresso á RTP
rtp

No próximo fim de semana regresso aos comentários na RTP.

Jogo Barreirense - Vagos no Mun. Luís de Carvalho , sábado (04/11) às 17:00 , na RTP2.

As fases iniciais da  liga pouco ou nenhum interesse têm: apuram 8 equipas para o "play off", e  concorrem 8 !!!!!

A prova decorre quase que só na Zona Norte (restam no Sul o Belenenses e o Barreirense).

O basquetebol está cada dia mais pobre, mas acredito que este ano vai ser um ano de transição para dias melhores. Assim ,mais uma vez ,vou tentar explicar o jogo de forma a que todos o entendam...



Tuesday, October 30
Faculdade de Motricidade Humana
FMH

Do Professor Doutor Vítor Ferreira (Regente das disciplinas de Actividades Físicas e Desportivas I & /I (do curso de Licenciatura em Ciências do Desporto), e, de Actividades Desportivas (do curso de Licenciatura em Gestão do Desporto) da  Universidade Técnica de Lisboa , recebi uma carta que me deixa satisfeito...

                                          

"Eng. Mário Silva

No ano lectivo de 2006 / 2007 tivemos a honra de contar com a sua prestigiosa colaboração no âmbito das actividades das disciplinas de Actividades Físicas e Desportivas I & /I (do curso de Licenciatura em Ciências do Desporto), e, de Actividades Desportivas (do curso de Licenciatura em Gestão do Desporto), no particular, na especialidade de Basquetebol de que é um ilustre conhecedor.  Julgamos ser de inteira justiça salientar o empenho e o saber que V. Exa. colocou, desinteressadamente, ao serviço dos nossos estudantes contribuindo para uma melhor e mais sólida formação destes. Assim, em meu nome pessoal e na qualidade de responsável pelas disciplinas em causa (Regente), aceite os nossos mais respeitosos cumprimentos.  "


Saturday, October 27
A velha história do Pinochio....
pinochio
O presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) ,Mário Saldanha , frisou que o organismo que dirige "nada pode fazer em relação aos salários em atraso", num universo de "mais de 300 clubes associados". "Não sei se o Queluz tem salários em atraso. Não temos instrumentos para controlar os contratos profissionais de clube que não são profissionais", referiu o líder da FPB.

Sabe sabe !!! O Seixal deve-me dinheiro , e ele sabe. O tal tribunal arbitral ,para onde fui obrigado a recorrer funciona com a FPB e deu-me razão. Por outro lado , também recebeu do meu advogado ,antes do inicío do sorteio da Proliga , um fax onde claramente referi que segundo os regulamentos em vigor , a participação do Seixal na prova com dividas era ilegal.


Tuesday, August 28
Eurobasket 2007
rtp

A RTP  vai transmitir em directo e exclusivo todos os jogos da Selecção Nacional no Eurobasket na RTP2.

Em caso de não qualificação de Portugal para a segunda fase do torneio está previsto que possam ser transmitidos alguns jogos , que vou comentar, de outras selecções.

Estão igualmente garantidas a transmissão de uma meia-final e da final da competição.



Monday, June 11
Campeão...no desporto escolar
ms
No Desporto escolar vou passando o tempo e matando o vicío do basquetebol.
Como treinam regularmente , é normal que as equipas da minha Escola (Alves Redol) , joguem melhor que os adversários e ganhem a maioria dos jogos.
A conquista dos Campeonatos Distritais de Iniciadas e Juvenis e o 3º lugar no Nacional deste último escalão é motivo de orgulho da comunidade escolar.


Tuesday, April 10
Vou colaborar com o RESSALTO.COM
ms
O plantel do RESSALTO.COM passa, a partir de hoje, a contar com a minha colaboração com um olhar especial sobre a modalidade.
Neste arranque vou esta na semana uma análise detalhada ao contra ataque do campeão da fase regular do campeonato português, a Ovarense, e explico por que razão considero que os vareiros são candidatos ao troféu final.



Thursday, March 15
Morreu o velho Aurélio...
A+
O velho Aurélio morreu e com ele muito do basquetebol.
Deu tudo à modalidade e foi feliz à sua maneira.
Aprende a jogar jogando foi o sempre o seu lema de ensino. Também eu aprendi com ele que o basket é um jogo simples que nós , treinadores , temos a mania de complicar.
Descansa em paz .


Aurélio e sua Morte. Ou sua Vida?
Hoje, acompanhei o Aurélio até ao seu último campo de jogo. Comecei, pelas nove e trinta, indo ter com ele à igreja de S. João de Brito, onde encontrei sua filha e seu neto, sós, ansiando, julgo eu, por alguma companhia. A Ana estava destroçada. Filha que nunca tinha recebido do pai a atenção que teria merecido, nem se esforçou muito por iludir o amor que tinha ao pai nem a batalha que travou para que ele tivesse uma vida mais organizada, mais sossegada, mais consentânea com o que se considera normal. Era bem visível o desgosto de o ter perdido. As palavras jorravam quase sem pausas, dirigidas a mim na presença do filho e do pai, este imóvel no esquife. Quase pedindo desculpa pela morte do Aurélio, depois de tudo que por ele fez. Mas, quem pode prender em gaiolas, por mais douradas que sejam, as andorinhas habituadas aos espaços imensos, aos espantosos e sempre renovados vôos em liberdade?

Aurélio era a própria liberdade. Fazia o que entendia. Nunca ofendendo. Jamais criando qualquer espécie de atrito entre os que o rodeavam. Não medindo consequências das suas acções. Sempre p’rá frentex, sem hesitações. Coração aberto, atirava-se à vida com ganas de a viver, sem compromissos, sem condições.

Lá fomos até ao Alto de S. João, alguns que o conheceram e admiravam: o Eliseu, o Carlos Gonçalves, Manuel Campos, Pinto Carmona, Amiel, o Fernando Silva, Mário Silva. Bem poucos, afinal. É bem verdade que a medida da importância ou prestígio de um homem não pode ser avaliada pelo número de participantes no seu funeral. Mas, afinal, estarão com ele, no último momento, os que com ele mais conviveram, os que avaliaram as suas qualidades destacando-as bem acima dos seus defeitos; os que tiveram uma superior compreensão de tudo o que ele realizou, remetendo para secundaríssimo lugar o que não terá conseguido ou terá feito menos bem.

Aurélio teria merecido outra vida, outra morte? Outra morte, sim. Talvez. Mas outra vida? Outra diferente da que ele desejou e viveu? Outra diferente da que enfrentou com total independência? Outra vida recheada de normas e regras restritivas que o obrigassem a ser outro que não ele?

Aurélio não hesitaria. Nunca hesitou: não, obrigado.

Foi hoje a enterrar. Que seja sempre lembrado.

Lisboa, 16 de Março 2007
Vicente Costa
_________________________________________________


70!!!


Já cheguei longe… e tão perto,
desde o dia em que nasci.
Caminhada no deserto
que bravamente venci.

Foram anos de alegrias,
de tristezas, eu sei lá!
Hoje são esperanças vazias,
de quanto mais durará…

Ai, quanto dentro de mim
eu teria p’ra contar…
Mas a luz que brilha ao fim,
pode num sopro apagar…

Não é possível, eu sei,
mas ó que enorme vontade,
de ultrapassar essa Lei
e viver p’rá Eternidade!

É blasfémia, concordo.
Mas no fundo tenho a esperança…
E em cada dia que acordo,
vou dizendo: “Siga a dança”!

Aurélio da Cruz




Wednesday, February 7
Aulas na FMH
FMH
Iniciei com agrado a tarefa de leccionar na FMH o módulo de basquetebol.
Ensinar o pouco que sei é tarefa que vou fazer com gosto.
Acabei o 1º Turno e tenho razões para estar contente, com os estudantes e comigo próprio.
Entre os vários feedbacks recebidos dos alunos gostaria de destacar o seguinte:
" Em todo o caso queria também aproveitar a oportunidade para manifestar o meu agrado para com as suas aulas, e com a sua maneira de comunicar com os estudantes, especialmente o facto de ter sempre uma resposta e feedback para todos os seus alunos, o que também acredito não deve ser nada fácil de gerir, mas a verdade é que o professor Mário fê-lo com enorme sucesso.
Tenho pena das poucas aulas que tivemos, vou ter muitas saudades da disciplina de Basquetebol, mas certamente teremos mais oportunidades de nos encontrarmos no futuro!
PS - Queria agradecer-lhe igualmente pelo CD e pelo vídeo que já tive oportunidade de ver, ainda para mais quando só eu a e Ana o recebemos! Obrigado!
Grande abraço!



Monday, November 6
Clinic da A.B.Lisboa
abl
Acção de âmbito nacional promovida pela ENB
JORNADA NACIONAL DE FORMAÇÃO REGIONAL
Apoio – Colégio Salesiano de Lisboa – Oficinas de S. José
01.Dezembro.2006

1.        9h30m – Sessão Teórica
    “A arbitragem como contributo para a evolução do jogo”
António José Coelho – Árbitro Internacional
2.        10h45m – Sessão Teórica
      “Organização e coordenação das equipas técnicas no Clube”
            José Tavares da Silva – Treinador Nível III
3.        12h00m – Sessão Prática
    “Organização ofensiva colectiva, baseada em conceitos”
José Tavares da Silva – Treinador Nível III
13h00m às 14h45m – Intervalo para almoço
4.        14h45m – Sessão Teórico/Prática
      “Basquetebol ‘no Feminino’ – habilidades específicas”
            Isabel Ribeiro dos Santos – Treinadora Nível III
5.        16h00m – Sessão Teórico/Prática
    “Da Formação à Alta Competição: que percurso?”
Mário Silva – Treinador Nível III
6.        17h15m – Sessão Prática
    “Jogar em posições interiores, em escalões de Formação”
Frederico Umbelina – Treinador Nível II


Thursday, November 16
Knight pushes player's chin during timeout
Boby
LUBBOCK, Texas -- As Bob Knight moved one win closer to catching Dean Smith, his temper flared once again, when he used his hand to push a player's chin during a timeout, as if to make him look the coach in the eye.


With more than four minutes to go in Texas Tech's 86-74 victory over Gardner-Webb on Monday night, Red Raiders forward Michael Prince was called for a foul. During the ensuing timeout, Knight approached Prince, and as the player lowered his head, the coach made contact with his chin.

Knight gave a brief statement at the postgame news conference and then answered one question before exiting the room. The incident with Prince was never addressed.

It was win No. 871 for Knight, who is five away from passing Adolph Rupp for second place on the all-time list. He needs nine more victories to surpass Smith for the most wins in Division I history.

Knight's career has featured three national championships, all at Indiana, and plenty of temper outbursts, including run-ins with players.

On the brink of history
Forty-one years after he was hired as the head coach at Army, Bob Knight is poised to pass Dean Smith's Division I career wins record.
• Click here for more

In 1992, Knight kicked a chair on the bench while son Pat, then a player for him at Indiana and now his assistant and successor-to-be at Texas Tech, was sitting in it. When fans behind the team bench booed, Knight turned and responded with an obscenity.

He was accused of grabbing a player by the throat during a practice in 1997, an episode that was caught on videotape and created the whirlwind that eventually led to his firing from Indiana in September 2000.

Knight was fired for what Indiana officials called a violation of a zero-tolerance behavior policy shortly after he grabbed the arm of a student who greeted him on campus by saying "Hey, what's up, Knight?"

His most infamous moment came in a game against Purdue in 1985, when he threw a chair across the court after being assessed a technical foul.




Monday, October 30
A morte de uma legenda : Hall of Famer Auerbach dead at 89
BIRD
WASHINGTON (AP) -- His genius was building a basketball dynasty in Boston, his gift was straight talk, his signature was the pungent cigar he lit up and savored after every victory.

Red Auerbach, the Hall of Famer who guided the Celtics to 16 championships -- first as a coach and later as general manager -- died Saturday. He was 89.

Auerbach died of a heart attack near his home in Washington, according to an NBA official, who didn't want to be identified. His last public appearance was on Wednesday, when he received the Navy's Lone Sailor Award during a ceremony in the nation's capital.

Auerbach's death was announced by the Celtics, who still employed him as team president. Next season will be dedicated to him, they said.

"He was relentless and produced the greatest basketball dynasty so far that this country has ever seen and certainly that the NBA has ever seen," said Bob Cousy, the point guard for many of Auerbach's championship teams, who referred to his coach by his given name. "This is a personal loss for me. Arnold and I have been together since 1950. I was fortunate that I was able to attend a function with him Wednesday night. ... I am so glad now that I took the time to be there and spend a few more moments with him."



Saturday, September 30
Comentar basquetebol
rtp
A minha vida de treinador está complicada. Projectos credíveis são poucos e convites quase nulos. Assim , vou continuar a comentar na RTP as competições o melhor que posso e sei de forma a promover a modalidade , sempre com a esperança que melhores dias virão e um dia destes volto a treinar . Assim, já estive em Portalegre a comentar a final da Taça dos Campeões .
E agora é a vez da Liga , a 4 voltas....


Monday, October 2
Jogos da Lusofonia
Lusofonia
A RTP transmitiu, e eu comentei os Jogos da Lusofonia em basquetebol.
Portugal- Cabo Verde (dia 9),Angola-Portugal (dia 12), Meias Finais (dia 13)
e final (dia 15) no sector masculino. E Meias Finais (dia 14 ) e Finais (15) no feminino.


Marinho Clinic
O Marinho na Polónia
marinho SLB
O Marinho ( o meu filho) já está na Polónia . Ao abrigo do Erasmus vai continuar a estudar Informática. A cidade de Wroclaw tem tradição no basquetebol o que pode ajudar a recuperar o gosto por uma modalidade que a quase todos desilude em Portugal.


Mesmo que por um dia fiquei feliz. O Marinho regressou ao basket ao participar, juntamente com o Artur Cruz e a Sofia Teixeira , na parte prática da minha intervenção: "Horns , o movimento da moda".

Uma má noticía , para mim, no basquetebol: o meu filho resolveu deixar de jogar , espero que temporariamente.
Tudo isto depois de conquistar mais um título, desta vez o Distrital de Juniores #A. Junta assim mais uma medalha às muitas que felizmente vai contabilizando neste nem sempre fácil processo de formação.Na minha modesta opinião tem capacidade técnica para fazer mais e melhor. Mas o mais importante é poder juntar ao sucesso desportivo a carreira académica . Tenho razões de sobra para me sentir feliz com a sua carreira.
O mais dificíl tem sido explicar-lhe que o basquetebol não é futuro para ninguém, mas eu ainda acredito que isto vai mudar...Infelizmente parece que ele também já entendeu que deste basquetebol temos pouco a esperar.


Monday, September 4
Jenaro campeão do Mundo e assina pelo Real de Madrid...
jenaro
O meu amigo Jenaro Diaz acaba de conquistar o campeonato do Mundo mo Japão ao serviço da Espanha (Treinador adjunto).
Ao mesmo tempo o Real Madrid anunciou a contratação Jenaro , actualmente segundo de Pepu Hernández , como treinador adjunto da primeira equipa que será dirigida por Joan Plaza.


Wednesday, September 20
Curso estatística online...
eba stats
Ainda acredito na formação e quero aprender mais. Assim , presentemente estou inscrito e tento participar activamente , juntamente com muitos outros “coaches” de vários países nesta acção . Por cá , salvo uma ou outra excepção que eu conheça, estamos a dar os primeiros passos.
O site www.eBa-Stats.com tem muita matéria para quem quer entender melhor o jogo.


Monday, September 4
O Justin está na Austrália
JB
Justin Bailey, who has received rave reviews from anyone who has dealt with him since he arrived at the Razorbacks as their newest floor leader, sat down with me after West Sydney’s tough loss on Monday night and gave some insight into his early days in Australia.

MM: I almost hate to ask this considering what you just went through, but what are your impressions of Australia thus far?

JB: Nah, that’s OK, I have to include tonight in my experience. I really enjoy Australia, I love the people, it’s a beautiful country and I really can’t complain about the weather. It’s just a new experience, and I’m just trying to live it.

MM: You haven’t played competitive ball in over a year. How tough is it to get back in decent game shape?

JB: Well I’ve never had a problem getting into shape, I dunno, must have really good lungs or something (laughs), but I’ve been here about 10 or 11 days and fitness has never really bothered me. I mean all it will take is a few practices and a couple of games and I’ll be fine. I’m getting better every day.

MM: What kind of role do you see yourself playing in this ballclub?

JB: I think I’m gonna have to do a little bit of everything, you know, depending on the situation. I mean now in the preseason with a few guys out I may have to pick up a bit more of the scoring load and be a lot more vocal, given that a lot of our young guys might not have played at this high a level or in a league as competitive as this one. I’ve been in Europe; I’ve played in a few places so the main thing is bringing my experience to the group.

MM: What do you feel you bring to the table in this league?

JB: I like to get after it defensively. I think that’s where our strength as a team is, we’ve got a lot of athletic guys on the wing and we are going to have some big guys coming in, so that’s going to be our main focus and as the point guard it’s my job to key all that, so that’s going to be my main thing.

MM: You’ve had a well-travelled career with stops in France, Italy and Portugal. Talk about those experiences and how you found the European style of basketball.

JB: Actually I think the style of game here is similar to Europe…I would compare it most to Italy. A lot of Italian players are as good as or better than some of the players in the States, as are some of the top Australian players here. It’s a very competitive league, a very tough league, and I see a lot of similarities here with Europe.


Monday, June 19
Basket na praia....
rtp
Não correu bem a 1ª jornada do basquetebol de praia, prova que era suposto ter comentado na totalidade (RTP2 ).
Organizar eventos nesta fase da época é importante para divulgar a actividade e para promover os mais jovens. Contudo, quem "organiza" tem de ter os cuidados mínimos para que tudo corra bem.
Fico triste por ter participado numa jornada que em nada ajuda na credibilidade do basquetebol.


Tuesday, February 21
2º Clinic Teotónio Lima
clinic 2006
Participei no 2º Clinic Internacional Teotónio Lima . O tema abordado foi : "Horns a jogada da moda" .


“HORNS, MOVIMENTO DA MODA”
Mário Silva

Introdução

O basquetebol actual não tem segredos e é cada vez mais simples.

As equipas jogam no ataque quase todos da mesma maneira, recorrendo a sistemas baseados na aplicação dos conceitos elementares em que os fundamentos técnicos dos atletas serão determinantes para o sucesso dos mesmos. O mais importante não é o tipo de ataque que usamos mas sim a forma como os jogadores executam os passes, os cortes, os bloqueios, os dribles, os lançamentos etc.

Assim jogar num sistema popular, não significa necessariamente jogar melhor. Podemos ter “mil jogadas” mas se os jogadores não passarem bem a bola, se encontrarem dificuldades no drible, se jogarem em espaços reduzidos, ou se a sua técnica do lançamento for pouco eficaz, de nada servem as ditas jogadas.

Com movimentos simples e bem executados podemos pois construir bons movimentos de ataque. Tudo vai depender do grupo de jogadores de que dispomos e da forma como os treinamos.

Para tentar obter o melhor rendimento da posse de bola, os treinadores recorrem aos sistemas de ataque de forma a encadear um conjunto seleccionado de conceitos de jogo que têm em conta as características dos jogadores e os espaços que lhes interessa dominar.

Atacar bem significa não só controlar a posse de bola e seleccionar os lançamentos, mas também movimentar os jogadores de modo agressivo, com e sem bola, de modo a dificultar as ajudas defensivas.

Qualquer movimento (sistema) ofensivo é bom desde que os jogadores reajam em função dos comportamentos da defesa (ler e interpretar).





Na Itália alguém está atento....
Itália
DOCUMENTI NELLA SEZIONE
Appunti Tecnici

Um artigo po mim elaborado no Master de Leon teve honra de publicação no sie da Federação Italiana de Treinadores (http://www.allenatori.fip.it/).
Enquanto que por cá nada se passa , ao menos longe alguém reconhece o valor do meu trabalho. Fico feliz por ter o artigo publicado num site onde estão alguns dos melhores treinadores mundiais.


Alves Redol
Alves Redol
O trabalho na Escola Alves Redol permite-me manter acesa a chama do basquetebol.
No Desporto Escolar tudo correu bem. Obtivémos três 2º lugares o que diz do bom trabalho desenvolvido.
Nos Federados mesmo sem dar treinos sempre que posso vou orientando uns jogos ,procurando dar uma ajuda ao pessoal do CJAR.
Sem pavilhão, só agora acabaram as obras, ficámos apurados para as Finais Four da ABL , proeza que apenas a Escola da Amadora repetiu em Lisboa.
Na Final Four da Juniores mesmo com todas as limitações estivémos bem e equilibrámos as partidas. Jogámos no "Delay Game/Four corners" e para minha surpresa criámos muitas situações de lançamento sem oposição. Um tema táctico a merecer um estudo mais profundo , um dia destes....



O Adeus ao Vitor Hugo
VHugo
O Vitor Hugo partiu.
O vazio aumenta e o basket cada vez faz menos sentido.
Vou sentir a falta dos teus telefonemas quase diários e da tua presença nos Pavilhões(chegavas sempre 5 m atrasado). A defesa Match up ficou tal como o pavilhão do Cif por concluir mas deste tudo ao basket. Descansa em paz.


Colaborar com a A.B.L.
abl
Ao longo dos anos tenho procurado colaborar com a A.B.L. na tentativa de dinamizar o basquetebol do Distrito.
Nova tentativa com o Grupo de Apoio às Competições.
Já elaborei o primeiro projecto: "Centros de Aperfeiçoamento da A.b.L." . Se tudo correr bem , e de acordo com o planeado, em Dezembro começam as actividades.
Um dia destes publico no site o referido Projecto.


Quem deve ser o novo treinador do Benfica?
Não conta para nada , mas pelo menos alguém se lembra de mim, e não estou em último...

Carlos Lisboa
[25%]   
José Couto
[28%]   
Mário Silva
[15%]   
Alberto Carvalho
[8%]   
Outro
[24%]   


O futuro do basquetebol.
jaraujo
O Centro de Treino Jorge Araújo promoveu, no Hotel Lisboa Plaza em Lisboa, um debate sobre o presente e o futuro do basquetebol português, intitulado "Mudar É Preciso". A reflexão, moderada pelo próprio professor Jorge Araújo, teve como base o livro - com o mesmo título do debate - elaborado por Jorge Henriques, Jorge Araújo, Teotónio Lima e Mário Silva, que efectua uma introspecção sobre o basquetebol nacional.
Na sessão estiveram presentes diversos agentes desportivos ligados à modalidade, desde treinadores a dirigentes, com particular destaque para o presidente da Liga de Clubes de Basquetebol, José Castel-Branco.
Refira-se que o Centro de Treino do antigo treinador do FC Porto, CAB Madeira e Ovarense visa contribuir para um debate alargado em torno da modalidade. "Comprometemo-nos a desdramatizar uma prática desportiva infantil e juvenil onde os primeiros a quem pretendemos afirmar e recompensar serão os praticantes e não os adultos que os enquadram", refere.
O conceituado técnico considera importante, "retomar a ideia de intervenção dos treinadores no contexto do basquetebol nacional", pretendendo para tal efectuar um vasto conjunto de palestras e sessões de esclarecimento por todo o país. Deste modo, questões como a liderança da modalidade, a formação de jogadores e consequentes problemáticas adjacentes e a própria organização territorial das competições foram e serão os temas em constante debate no dito Centro de Treino.
O objectivo de Jorge Araújo é "potenciar a dinâmica da modalidade".
Por: Rui Miguel Gomes (O JOGO)



.


"Ask the coach"
coach
Tenho nos últimos meses recebido alguns mails ,de treinadores jovens ,de todo o país, que me vão colocando questões às quais procuro ajudar com todo o gosto.
A vontade de aprender não se pode esgotar para quem quer ensinar. Não tenho respostas exactas mas sempre troca as minhas experiências com quem pensa que posso ser útil...


O Nacional de Natação regressa
Como estava previsto estive , mais uma vez , a colaborar com o CTJA , participando num acção de formação no Clube Nacional de Natação, um clube histórico de Lisboa que finalmente regressa à actividade.
Fiquei contente por rever amigos da minha juventude e por ter dado um modesto contributo para o renascimento do CNN.
Foi também uma boa oportuniddae para transmitir os conhecientos adquiridos no Masters de Leon.


O treinador como motor do basquetebol...
Não resisto a transcrever um artigo do site da FEB...


Saez: "Una nueva iniciativa para liderar el basket internacional"

El Presidente José Luis Saez es el gran promotor de esta revolucionaria idea que podría dar aún mayor relevancia al Eurobasket de 2007.

Para Saez "un congreso mundial de entrenadores sería un paso más para que España continuara a la vangardia del basket mundial" ya que el Presidente de la FEB está trabajando en "la posibilidad de que España aproveche la gran cita el Eurobasket 2007 para organizar este gran encuentro de técnicos del todo el mundo en el que poner en común los sistemas de trabajo de las diferentes escuelas"
El máximo dirigente del basket español cree que "el entrenador es el motor del Basket Español y esta fórmula, que tan buenos resultados nos ha dado en los últimos años, podría exportarse al basket mundial para unificar objetivos y colaborar en que el deporte de la canasta genere una estructura que le permita alcanzar importantes metas como deporte"




Clinic Internacional Teotónio Lima
O Clinic Internacional Teotónio Lima foi uma iniciativa conjunta do Centro de Treino Jorge Araújo, Clube de Jovens Alves Redol e da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira .
A participação de 70 treinadores, professores, animadores, atletas, dirigentes, etc, de algum modo relacionados com a prática do basquetebol e interessados no aprofundar de conhecimentos relativos à modalidade dá garantias de continuidade do projecto.
O objectivo,de homenagear aquele – Prof. Teotónio Lima - que foi um modelo e uma referência de todos nós, ligados ou não à prática do basquetebol foi também concretizado.
"Inscrevermo-nos num Clinic, é uma oportunidade para ficar a saber algo mais do basquetebol e para conhecer outros treinadores. E também, sem dúvida, para ganharmos consciência do muito que os treinadores podem fazer para serem os guardiões do jogo, os seus defensores e os motores dos ganhos qualitativos a que todos aspiram. Se um treinador é um especialista vocacionado para “formar equipas” não terá ele próprio de provar que é capaz de “fazer equipas” com os seus companheiros treinadores?
Já sabemos onde nos leva o “velho individualismo” e os medos de estar com os outros".
Texto – Prof. Teotónio Lima


Novo treinador do Belém
Fiquei hoje a saber , pelo jornal A Bola , que o meu nome constava das ideias do Clube do Restelo, tal como o M.Gomes e o Silveira. Os muitos anos que passei no CFB fazem com que continue a gostar do mesmo , e que lhe deseje toda a sorte do Mundo...

Eu agora estou bem mais ocupado com os programas do meu amigo Jenaro e prometo aprender rapidamente estes novos conceitos em que a imagem domina...

Um palavra de apreço pelo trabalho desenvolvido pelo Zé Couto , curiosamente um antigo jogador meu no Belém.


Seixal condenado e a Liga não....
Já só me faltava mais esta para definitivamente deixar de acreditar no basquetebol.
Recebi hoje a decisão do tribunal Arbitral (demorou tempo...). O Seixal ficou condenado a "pagar" o que me deve e a Liga, mesmo sem ter recebido a caução do Clube, ficou ilibada...
Assím vai o basquetebol profissional : de nada valem os contratos nem os protocólos.



CONFLITO ENTRE TÉCNICO E SEIXAL
Mário Silva no tribunal arbitral

Pela primeira vez desde a sua criação, em 2003, o Tribunal Arbitral da Liga de Clubes foi requisitado para exercer as suas funções de mecanismo regulador dos conflitos laborais. O técnico Mário Silva foi "pioneiro" ao recorrer para este organismo, reclamando quatro meses de salários em atraso ao Seixal, verbas referentes à derradeira temporada.

O problema é que a Liga, contrariando os seus próprios regulamentos, permitiu que o Seixal entrasse na competição sem a obrigatória garantia bancária, situação que permitirá a Mário Silva accionar, junto do Tribunal de Trabalho, uma acção judicial contra a LCB e o próprio clube. Aliás, a Liga, neste momento, está a liquidar verbas em atraso relativamente aos técnicos Mário Palma e Mário Gomes - processo datado da época de 1997/98 e que envolveu a extinta equipa do Estrelas da Avenida -, os quais ganharam a causa em tribunal. Eis mais uma "bota" para a Liga de Clubes descalçar.

In Record


Outra vez !!!
SEIXAL
A história repete-se, desta vez no Seixal....

"Face aos dados de que agora dispomos, o Seixal não devia ter participado na última edição da Liga, pois nunca teve garantia bancária. Só tive conhecimento desse facto a meio da temporada." Palavras sintomáticas de José Castel-Branco, presidente da Liga de Clubes, as quais procuram desmistificar os inúmeros mentores de atitudes de branqueamento que existem no basquetebol profissional.

A actual Direcção da LCB quer terminar com este tipo de situações. Daí a solicitação de um maior rigor ao Comité de Auditoria na análise dos diversos processos de candidatura. "As garantias bancárias são válidas até dia 31 de Julho de cada ano. Na primeira semana de Setembro, o Comité de Auditoria da Liga dará um parecer definitivo sobre as candidaturas. No dia 9 de Setembro está agendada uma nova assembleia geral da Liga, data que coincide com a realização do sorteio do próximo campeonato. O que não podemos é voltar a permitir que clubes sem garantia bancária possam iniciar a competição", adianta José Castel-Branco.

Sobre o "affaire" Seixal, o líder da Liga sustenta. "Já é um dado adquirido que o Seixal não irá participar na próxima edição da prova. Estamos a analisar a situação. O primeiro responsável pelas dívidas aos seus profissionais é o clube. Esperamos que as partes consigam resolver os vários problemas pendentes. Caso isso não venha a acontecer, a Liga é responsável, pois os regulamentos não foram cumpridos. Mas o Seixal possui património, o qual poderá ser penhorado se essa for a decisão dos tribunais."

Resta acrescentar que vários jogadores seixalenses já recorreram aos Tribunais de Trabalho para defenderem os seus interesses.

Tribunais irão deliberar

Diogo Carreira (Tribunal de Trabalho do Barreiro) e Artur Cruz (Tribunal de Trabalho de Almada) foram alguns dos atletas que recorreram às instâncias judiciais para serem ressarcidos dos salários em atraso. Só ao base Diogo Carreira o Seixal deve cerca de 18 mil euros, verba referente à época de 2002/2003 (dois meses e meio de salários em atraso) e 2003/2004 (quatro meses e meio de débitos). Também o técnico Mário Silva já agiu, tendo apresentado queixa na Liga de Clubes. Seguir-se-á, provavelmente, o recurso às instâncias judiciais.

In jornal "Record"



Mike Dean brilhante em Wagner
mdeane
O meu amigo Mike Dean (ex-treinador de Siena, Marquette e Lamar ) e agora em Wagner teve uma época brilhante. Assim depois de um péssimo inicío (2 vitórias para 15 derrotas) , conseguiu inverter a tendência ( 13 vitórias e 17 derrotas no total) e chegar à final onde perdeu com Fair Dickinson   por 58-52.
Animado o coach promete chegar no próximo ano ao Torneio Final da NCAA
"I think what we accomplished this season down the stretch has been truly remarkable," said Wagner coach Mike Deane, who failed in his bid to become the fifth coach to take four different schools to the NCAA tournament. "The fact we came up short is disappointing. It doesn't change what we've done. I proud of our guys."


Educação e desporto
VFXIRA
Fui convidado e estive presente no Encontro Educação e Desporto, promovido pela C.M.Vila Franca de Xira. Abordei o tema : Projectos implementados mediante Parcerias. O Centro de Treino de Basquetebol da Escola Alves Redol serviu de base para a comunicação que decorreu no no dia 21 ,no Fórum Cultural da Chasa (Alverca).
Correu bem e tanto a exposição do tema como o trabalho desenvolvido foram alvo de muitos elogios. Pena que os apoios não sejam proprocionais à qualidade do trabalho realizado.


DTR não...
coach
Recebi um convite para ser DTR, mas não aceitei. Não acredito ser possível ,actualmente, alterar o nosso triste basquetebol. Não tenho motivação para regressar a uma luta que dificilmente daria resultados positivos. Se a tudo isto juntarmos a parte financeira ,que também não é famosa, fácil é de entender a minha recusa. Agradeço , mas digo claramente NÂO.

Como ALGUÉM me disse recentemente "Nunca te arrependas de ser sério, honesto, coerente... e incapaz de te "venderes"...Por vezes a tentação de "quebrar" um pouco é muita, (eu sei!), mas acredita que vale a pena podermos levantar a cabeça e sentir que não estamos à venda..."


Acabei de escrever o Livro
Livros
Finalmente acabei o livro. Agora é esperar que esteja no "Caminho" certo e aguardar pacientemente pela sua publicação.

Diz-se que para um homem se realizar tem que ter filhos (já tenho dois e bons), plantar uma árvore( não sendo o meu forte já me dediquei a plantar) e escrever um livro para o qual fui desafiado e prometi dar resposta adequada.
Assim , do muito que tenho escrito sobre a modalidade ,ordenei a matéria para a concretização daquilo que era também um sonho antigo.


Ranking dos Treinadores
Magalhães
Luís Magalhães igualou Jorge Araújo como treinador com mais campeonatos da LCB ganhos e só as duas derrotas na final frente à Oliveirense Simoldes impediram que se tornasse, desde já, também no técnico com melhor eficácia em jogos de play-off.
Magalhães tem agora uma eficácia de 64,1 por cento em jogos a contar para a fase eliminatória, a mesma de Alberto Babo e a escassa distância de Araújo (65,5).
O treinador da extinta Portugal Telecom tem, isso sim, mais jogos disputados e mais vitórias do que qualquer outro técnico que já tenha participado nos play-offs do campeonato da liga profissional ao longo dos seus oito anos de existência .

Consulta o link dos artigos para ficares com todos os dados publicados no site da LCB.



Convite da NBA
Steve Clifford, assistant coach dos Houston Rocket foi treinador de um meu ex-jogador (Mark de Barros) ele fez parte do staff de Van Gundy em NY e volta a trabalhar com ele em Huston. Um convite para o lugar de "visiting coaches" foi-me endereçado o que me possibilitaria trabalhar como "members of the staff", com direito a participar nos " meetings and game plans". O problema é que não pagam qualquer salário (dão apenas comida e cerca de 150.00 dolares por dia " on the road...

Steve Clifford
College - Maine '83
Steve Clifford begins his first season as an assistant to Rockets Head Coach Jeff Van Gundy after working the past three seasons for the New York Knicks. Clifford spent the last two years as a Knicks assistant coach following one season as an advance scout. He joined the Knicks staff in September of 2000 after more than a decade of coaching on the collegiate level.
Before joining the Knicks, Clifford served as an assistant coach at East Carolina University for one season. He came to East Carolina after four years as head coach at Adelphi University, where he compiled a 86-36 coaching record. Clifford led Adelphi to four straight 20-win seasons, becoming the first coach in school history to record consecutive 20-plus win seasons. He also guided Adelphi to four appearances in the NCAA Division II Tournament.
Clifford served as an assistant coach at Fairfield University, Boston University and Siena College before his head coaching stint at Adelphi. Clifford's first coaching experience came at Woodland High School in Maine and St. Anselm's College in New Hampshire.
Clifford graduated from the University of Maine at Farmington with a degree in special education. He played four years with the Beavers, earning Best Defensive Player honors in his final two years while serving as team captain.


THE OFFICIAL SITE OF THE BASKETBALL ANALYSIS
Recebi da eBa-Stats.com o seguinte email a informar que a minha página já tem um link incluido nesse site:

Dear Editor http://www.eteamz.com/sites/mariosilva/
I am proud to inform you that your appreciated Site is included twice in our Links Database.Looking forward to continue providing you with our services and reciprocal link exchange, suggestions and feedback are welcome at eBA Comments.
We hope that you'll make a point of visiting us today and every day.

Best Regards
Roberto Azar



Scouting America's Top Basketball Programs
Entre os muitos emails que vou trocando recebi de Jamie Angeli (administrative assistant de UCLA e um dos colaboradores principias do coach Steve Lavin)a informação da publicação de um livro com mais de 250 páginas e 600 diagramas dos ataques dos melhores College com os respectivos break down dos movimentos em meio campo, ataques vz zona , set plays vs. man e zona, early offense, quick hitters, press offense, e movimentos de linha lateral e final vs. man e zona.
O "Volume One" faz referencia a ARIZONA, CINCINNATI, CONNECTICUT, DUKE, KANSAS, KENTUCKY, MARYLAND, MICHIGAN STATE, NORTH CAROLINA, LOUISVILLE, FLORIDA e OKLAHOMA.
Mais informações no site : WWW.SCOUTINGHOOPS.COM


"Coaches"
messina
A internet permite ampliar a comunicação também no basquetebol.Assim aproveitando a secção de intercambios da página http://es.geocities.com/txipgata/intercambios.htm tenho agora alguns dos artigos , por mim publicados ao longo dos anos ,disponiveis num site onde participam também "coaches" como Zeljko Obradovic, Sergio Scariolo,Ettore Messina e Lou Carnessecca.


Tuesday, March 7
Mensagem aos treinadores . T.Lima
O que é feito de si !?
Em Portugal, o treinador de basquetebol, de um modo geral, está ocupado pelas coisas da modalidade de meados de Agosto até finais de Maio. O tempo médio da ocupação semanal de um treinador da “divisão superior”, de jogadores seniores, anda por volta das 30 horas exclusivamente dedicadas às tarefas desportivas.

O que faz um treinador principal nesse tempo ?
A maior parte deste tempo é ocupado pelas tarefas que preenchem os períodos de prática do treino. Logo a seguir tem os jogos que lhe ocupam duas horas por jogo. Em consequência do calendário, o treinador tem de ocupar-se com deslocações de acompanhamento dos adversários os quais não deve deixar de observar.
Também tem de proceder à análise dos vídeos dos jogos disputados pela sua equipa e por todos os adversários. Terá, naturalmente, de preparar as “trocas de ideias” entre si e os jogadores de modo a esclarecer correctamente os processos de jogo que a equipa deverá usar.. Tudo indica que tem de elaborar um dossier de cada atleta onde regista todas as informações sobre cada um deles, de modo a ter presente um perfil adequado de todos os jogadores da equipa. Não se pode, de facto, exigir ao treinador que tenha todos esses pormenores na cabeça.
Isto é o que o meu amigo anda certamente a fazer! Fará por certo muito mais coisas que lhe competem enquanto treinador. A verdade é que não o tenho visto nas andanças do basquetebol. Tenho ido a alguns Clinics mas não o tenho visto. Entrevistas você deixou de conceder ou os jornalistas pensam que não merece a pena ? Também não tem ido a cursos de treinadores porque você já tem todos ! Há um bom par de anos que não sei o que é feito de si ! Quando vou ver um jogo que promete, procuro-o na bancada mas não o vejo por lá ! Sei que ainda é treinador porque a sua equipa tem jogado consigo no banco. Acontece que mal acaba o “seu jogo” você desaparece como o fumo.
Um dia destes perguntei por si a um amigo comum que me disse : Fulano?! ... agora aparece pouco, não se senta nas bancadas. Não sei porquê ! Penso que anda desiludido com o basquetebol. Há tempos passei pelo café onde você costumava ir, não o vi por lá e o empregado não me soube dizer nada a seu respeito. Fiquei com a ideia que o empregado não o conhecia. O que é que se passou consigo ? Há um par de anos você era muito conhecido ! Acho que nunca lhe disse isto – você era considerado como uma das grandes figuras do nosso basquetebol! Claro que sei ; posso falar consigo no dia de um dos jogos da sua equipa ! Mas lembrei-me que você não gosta de ser incomodado no dia de jogo ! Penso que não vou fazê-lo porque respeito sempre os treinadores mesmo que estejam errados. Você faz falta ao nosso basquetebol.
Aliás penso também que falta muito mais gente no basquetebol. Os mais antigos desapareceram da cena. Os da sua geração andam um tanto descrentes das missões que sempre defendemos para os treinadores. Deixar de acreditar é um passo directo para que as coisas não avancem. Ao que me dizem, há muita gente nova a jogar que tem condições para fazer progredir a nossa modalidade. Quem é que tem de dar uma mão à gente nova ? Porque razão é que não deve haver iniciativas como aquelas que você defendia quando começou a ser treinador da primeira divisão ? Pense no que aqui fica escrito e veja lá se voltar em força não é uma hipótese de recuperar um papel que você pode interpretar tão bem como qualquer outro.
Espero vê-lo por estes dias.

Um abraço.