C.J. Alves Redol: Historial

A história do Clube de Jovens Alves Redol
logossssssssssss
O Clube de Jovens de Alves Redol de Vila Franca de Xira foi fundado em 09 de Setembro de 1986 e resulta da vontade de professores e alunos da Escola Secundária de Alves Redol de praticar basquetebol de forma organizada

Foi no ano escolar de 1985/1986 que surgiu a semente do nosso clube.
O pavilhão da nova escola ainda não estava acabado (nem soalho tinha), e não existiam tabelas, quando o professor Mário Silva, de Electrotecnia, reuniu alguns alunos com o objectivo de treinar basquetebol... Colocando mãos à obra, este grupo limpou parte do pavilhão, fixou umas tabelas num par de tubos, os quais foram depois fixados a blocos de cimento ,"cravados" a um pedreiro que executava reparações num dos pavilhões da escola. Estava assim criado o nosso primeiro campo de basquetebol!!

Colocando mãos à obra, este grupo limpou parte do pavilhão, fixou umas tabelas num par de tubos, os quais foram depois fixados a blocos de cimento. Depois dos primeiros treinos, a vontade de competir levou à realização do primeiro jogo, com a Escola de Mafra. O resultado foi favorável à nossa escola por 17-14.


As equipas de então usavam nas suas amarelas camisolas de equipamento, o dístico Esc. Sec. Nº 1 de Vila Franca de Xira, nome original da nossa escola.

Aproveitando o projecto "Clubes de Jovens" lançado pela então DGD, conseguiu resolver-se a necessidade de organização institucional, com a fundação em 9 de Setembro de 1986, do Clube de Jovens Alves Redol. Na altura o clube tinha duas equipas de Minibasquetebol e uma de Iniciados Masculinos a participar nas competições federadas e uma de Iniciados e outra de Juvenis a jogarem no desporto escolar.

É nesse ano que surge a primeira equipa feminina no clube. Foi a sensação. Treinos e jogos apresentavam sempre significativas assistências.




Monday, July 31
Clube de Jovens
Fem
Aproveitando o projecto "Clubes de Jovens“, lançado pela então DGD, conseguiu resolver-se a necessidade de organização institucional, com a fundação, em 9 de Setembro de 1986, do Clube de Jovens de Alves Redol. Na altura, o clube tinha duas equipas de Mini basquetebol e uma de Iniciados masculinos a participar nas competições federadas e   uma de Iniciados e outra de Juvenis a jogarem no desporto escolar.
É nesse ano que surge a primeira equipa feminina no clube. Foi a sensação. Treinos e jogos apresentavam sempre significativas assistências

   Se no início apenas tínhamos como objectivo a ocupação dos tempos livres dos alunos da escola, cedo verificámos que as nossas equipas competiam em igualdade com as restantes, com muito mais condições de treino e tempo de prática, conseguindo classificações entre os primeiros lugares dos Campeonatos Distritais.
    A aposta na formação dos nossos jovens, bem como a competitividade das nossas equipas, deu um salto qualitativo a partir do momento em que os atletas mais aptos e interessados foram enviados aos Cursos de Treinadores da Federação Portuguesa de Basquetebol, o que possibilitou o aumento do número de equipas.
       A partir da época de 1998/1999, surgiu a possibilidade dos nossos rapazes passarem para a União Desportiva Vilafranquense. Com isto, garantíamos uma diminuição das despesas e uma melhoria das condições da prática no nosso clube. Deste modo, foi tomada a decisão de nos dedicarmos exclusivamente ao sector feminino.


Paulo bento

Campeões Distritais de Juniores Femininos - 2000/2001
paulabarbosa.jpg
WE ARE THE CHAMPIONS !!!
Nunca a música de entrada no nosso site foi tão apropriada, pois ganhámos o Campeonato Distrital de JUNIORES FEMININOS ao concluirmos invictos a FINAL FOUR, disputada no último fim-de-semana em Mafra.

A PAULA BARBOSA foi considerada a Melhor Jogadora da Final Four (MVP) e, tal como a SUSANA PITA, integrou o "CINCO IDEAL" da prova.

Prémio justo para as jovens atletas e para os treinadores que ao longo dos anos muitas horas têm dedicado ao trabalho no clube.

Seguiu-se um jantar animado que contou com a presença da maioria dos pais.

Resultados:
CIBA, 67 - Fontaínhas, 69 (a.p.)
Alves Redol, 62 - Algés, 61

Algés, 62 - CIBA, 49
Fontaínhas, 56 - Alves Redol, 69

Algés, 54 - Fontaínhas, 63
Alves Redol, 63 - CIBA, 47

Classificação Final:
1º C.J. Alves Redol
2º G.D. Fontaínhas
3º S. Algés e Dafundo
4º C.I.B. Amadora


Nova Imagem 2001-2002
Novo Logotipo
Ao fim de 16 anos de existência, e depois de muitas vezes o termos pensado, finalmente temos um novo logotipo.

Feito pelo Vitor Gomes, um ex-atleta do clube, o novo logo foi muito apreciado por quem já o viu.

Esperamos que esta nova imagem, que brevemente será aproveitada para produzir algum material promocional ( T-shirts, calendários, autocolantes, etc ... ) motive ainda mais quem já representa ou venha a representar o nosso clube no futuro.


Seniores 2004-05
Monday, July 31
Seniores uma época para recordar..
As nossas Seniores são motivo de orgulho para todos nós.
O brilhante 3º lugar conquistado no Campeonato Nacional da 1ª Divisão época 2004/2005(ficámos a uma vitória da subida à Liga Feminina) faz com que TODOS estejam contentes.
Jogar contra Clubes que recebem apoios significativos, que jogam com atletas estrangeiras e ainda contra equipas Satélites e 'B' que adulteram completamente o espírito da competição não é tarefa para muitos.




Monday, July 31
Selecções
Fruto do nosso bom trabalho estão as chamadas regulares de atletas e treinadores às Selecções Distritais e Nacionais.

As internacionalizações da Ana Rita (Selecção Nacional Júnior) , da Ana Sofia (Selecção Nacional Sénior) e da Sofia Teixeira (Selecção nacional Sub 18) são motivo de orgulho para o nosso Clube.
De destacar também a forma digna e o comportamento exemplar com que os nossos atletas encaram as competições, bem como as honrosas classificações obtidas nas mesmas, contributos inequívocos para o bom nome da Escola Secundária Alves Redol, do desporto no concelho de Vila Franca de Xira e das entidades que nos apoiam, como já foi reconhecido em diversas instâncias e momentos